TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Aproveitamento de Saúde

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Sistema Nacional De Aprendizagem Comercial

Avaliação de aproveitamento de saúde

Toledo 5 de abril de 2017

Aluna : Ketilin Fernanda Ferrari

Professora: Denise

  1. História do sus

  A historia da saúde pública brasileira teve inicio em 1808 com a vinda da realeza foi criada duas escolas medicas no Brasil 1822 foram determinadas as politicas de saúde, 1900 a 1920 teve inicio a revolta da vacina e febre amarela ainda no mesmo ano Carlos Chagas assume a diretoria do departamento de politicas públicas.

Em 1930, manifestou se as políticas trabalhistas, Instituto de Aposentadoria e Pensão;

Em 1960 esta política não atendia a população rural;

Em 1978, a OMS Realizou a Conferência de Alma-Ata

Em 1980, o Inamps deixou de exigir a carteira de trabalho para o atendimento nos hospitais vinculados a politica pública; Em 1980 , o Inamps deixou de existir e surgiu o Sistema Único Descentralizado de Saúde (SUDS);

Em 1988, após a reforma sanitária surgiu o Sistema único de Saúde (SUS), redefinindo como uma nova formulação das políticas de saúde;

No final de 1990, foi estabelecida a regulamentação do SUS com a lei orgânica de saúde, a Lei n.8080 e a Lei n. 8.142, nas quais se destacaram princípios com um sistema com fundamentos na epidemiologia;

2 .POLÍTICAS PÚBLICAS

São desenvolvidas pelo estado com a participação de agentes públicos ou privados que asseguram o direito de cidadania para o segmento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas são direitos assegurados ou que se afirmaram graças ao reconhecimento por parte da sociedade enquanto aos novos direitos das pessoas, e comunidade.

  • COMO SÃO FORMULADAS AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Poderes executivo/legislativo, separada ou em conjunto, a partir de demandas e propostas da sociedade, em seus diversos seguimentos.

A Lei Complementa n.º 131 de 27 de maio de 2009, quanto à participação da sociedade.

  • QUAIS OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS?

Estão constituídas por instrumentos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação, encadeados de forma integrada e lógica, da seguinte forma: Planos, programas, ações, atividades.

3. DIFERENÇA ENTRE SAÚDE PÚBLICAS E SAÚDE COLETIVA

Saúde pública refere-se a um caráter social que surgiu no SUS e que integra questões sociais junto ao trabalho de políticas de saúde pública. Já a saúde coletiva tem como característica ações e demais serviços de caráter sanitário que visam combater e prevenir doenças que possam colocar em risco a saúde de determinado grupo.

4. DIFERENÇA ENTRE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO

Prevenção como o próprio nome já diz é o ato de ou efeito de prevenir, ter precaução, cuidado. Já promoção é o processo que permite às pessoas aumentar o controle e melhorar a sua saúde. A promoção da saúde representa um processo social e político, possibilita as pessoas aumentar seu controle sobre os determinantes da saúde e através disto melhorar sua saúde.

5. EPIDEMIOLOGIA

É a ciência das epidemias, onde se procura relevantes sociais, ambientais, genéticos e exposições dos indivíduos a agentes tóxicos, microbiológicos, entre outros, que causam doenças, incapacidades intelectuais e físicas, e até mesmo à morte. A epidemiologia indica, os aspectos da doença e até mesmo do desastre como sua frequência, sua distribuição geográfica e a população que mais corre risco. Atualmente, segundo a Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) a epidemiologia possui 3 propósitos principais: Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas. Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades. Identificar a causa e origem da doença.

OBJETIVO

Representar as doenças e agravos com o intuito de planejar controle e tratamento, estratégias de monitoramento das doenças e novos casos, facilitar a prevenção e o controle da doença sob vigilância por meio da identificação dos agentes para fornecer informação acerca dos padrões de risco e tendência na ocorrência de doenças.

6. OS ACHADOS DE DOENÇAS PODEM SER CLASSIFICADOS COMO:

Endemia :  É uma  doença localizada em um espaço limitado denominado “faixa endêmica”. Significa que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, Epidemia : É uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido). Pandemia : é uma epidemia que atinge grandes proporções, causando inúmeras mortes ou destruindo cidades e regiões inteiras. Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com