O Estágio Curricular
Por: Jéssica Guelden • 9/3/2021 • Trabalho acadêmico • 9.135 Palavras (37 Páginas) • 246 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FSG CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM
JÉSSICA GUELDEN
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA E/OU TERCIÁRIA: SALA DE RECUPERAÇÃO
CAXIAS DO SUL
2019
JÉSSICA GUELDEN[pic 3]
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO SECUNDÁRIA E/OU TERCIÁRIA: SALA DE RECUPERAÇÃO
Relatório de Estagio Curricular apresentado na disciplina de Estágio Curricular na Atenção Secundária e/ou Terciária do FSG Centro Universitário como pré-requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem.
Enfermeiro Preceptor: Enfermeira Ane Marta Schmidt
Professora Supervisora: Ma. Angela Carissimi Susin
CAXIAS DO SUL
2019
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 ASPECTOS GERAIS DO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL 6
2.1 SISTEMA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO 7
2.2 SERVIÇOS DE BAIXA COMPLEXIDADES 7
2.2.1 Perfil epidemiológico de saúde 8
2.2.2 Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dants) 8
2.2.3 Programa Nacional de Imunizações (PNI) 8
2.2.4 Sistema Nacional de Nascidos Vivos – Sinasc 8
2.2.5 Sistema de Informação de Mortalidade - SIM 9
2.3 SERVIÇOS DE MÉDIA COMPLEXIDADE 9
2.4 SERVIÇOS DE ALTA COMPLEXIDADE 11
3 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ESTÁGIO - HOSPITAL NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO POMPÉIA 12
4 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 16
4.1 LEGISLAÇÃO / REGIMENTOS 17
4.2 ESTRUTURA FÍSICA 18
4.3 RECURSOS HUMANOS 19
4.4 RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 21
4.5 PERFIL EPIDEMIOLÓGICO 22
4.6 SERVIÇOS OFERECIDOS / PROCESSO DE TRABALHO 24
4.7 SEGURANÇA DO PACIENTE 25
5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 27
5.1 ASSITENCIAIS 27
5.2 EDUCAÇÃO EM SAÚDE 29
6 ÁRVORE DE PROBLEMAS 30
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 31
REFERÊNCIAS 32
1 INTRODUÇÃO
A formação para o mercado de trabalho de um profissional não poder ser somente marcada pela teoria, é preciso que o discente conheça seu espaço de atuação, sendo assim, o estágio supervisionado dará essa oportunidade para que o aluno expanda seus conhecimentos, associando a teoria com à prática (STUTZ et al. 2014).
A graduação em Enfermagem estabelece em seu plano de curso disciplinas gerais das áreas biológicas e humanas, e específicas da área da saúde, além de ser obrigatória a inclusão na grade curricular do Estágio Supervisionado, nos dois últimos semestres do curso (BRASIL, 2001).
Para Evangelista et al. (2014), é de suma importância a experiência em um estágio curricular para a formação integral do aluno, considerada que atualmente o mercado tem por requisitos, profissionais com habilidade e boa preparação. Ao chegar na universidade o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém, na grande maioria das vezes há uma dificuldade para o mesmo conseguir relacionar teoria e pratica se o mesmo não vivenciar momentos reais da sua área. É através do estágio supervisionado que o discente conseguirá observar se está preparado o suficiente para ingressar no mercado de trabalho.
Para Ivo et al. (2014) “As interações aluno/aluno, aluno/professor, aluno/equipe de saúde, aluno/funcionário fazem parte da relação interpessoal que é o alicerce que oportuniza a aprendizagem. Neste contexto, a eficácia da aprendizagem se dá quando há uma sólida reação interpessoal”. Consequentemente, é no estágio supervisionado que o aluno terá a chance de ter um relacionamento profissional com outros funcionários da instituição, desempenhando um papel de extrema importância no trabalho da enfermagem, o trabalho em equipe.
O estágio garantirá a esse aluno uma oportunidade para que se autodescubra como profissional, de como é conviver com outros colegas de profissão, vivenciar habilidade que terá que desenvolver após a formação, aprender a ter liderança, habilidades essa que serão essenciais para o futuro enfermeiro (CARVALHO, 2013).
No campo de estágio, o aluno irá se deparar com vários sentimentos, que terão influência tanto na forma positiva como negativa no seu desenvolvimento durante a avaliação. O aluno sentirá muitas emoções ao decorrer desse período, medo, ansiedade, apatia com os professionais são sensações que irão o acompanhar durante todo esse percurso, muitos desses sentimentos nunca vivenciados antes (PIANTINO et al., 2018).
Desse modo, a maneira como o supervisor do campo de estágio conduz o ensino ao aluno, será de grande importância nesse processo, visto que o aluno tem o supervisor como um exemplo de profissional, tanto no que diz respeito a assistência, como no comportamento desse profissional quando o assunto é a ética, ressalta Carvalho et al. (2013).
O relatório a seguir abordará sobre as experiências adquiridas durante o Estágio Curricular na Atenção Terciária e também irá refletir sobre as habilidades desenvolvidas, colocando em prática conhecimentos que foram adquiridos ao longo do curso de enfermagem do Centro Universitário da Serra Gaúcha. O estágio foi pratico junto à sala de recuperação (SARE) do centro cirúrgico do Hospital Pompéia em Caxias do Sul, no período de agosto a dezembro de 2019, o mesmo conta com uma carga horária de 414 horas, que foram cumpridas com 6 horas diárias no período da tarde. Para cumprimento do estágio citado, se faz necessário obrigatoriamente a presença da enfermeira responsável pela unidade e conta ainda com a supervisão da professora orientadora.
...