PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM AO ERRO NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM
Por: Tayná Carvalho • 26/11/2018 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
PRINCIPAIS CAUSAS QUE LEVAM AO ERRO NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO NA ENFERMAGEM.
Beatriz Santos Pereira; Bruna Ramos dos Santos Felix; Daniele Santana Costa; Dayane Cristina; Tayná de Carvalho Rubiatti.
Universidade Tiradentes - UNIT
RESUMO:
O estudo objetiva analisar os fatores que influenciam na segurança do paciente quanto ao erro da administração medicamentosa proporcionada pela equipe de enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, com estudo voltado para busca em quatro bases de dados, entre os meses de outubro e novembro de 2018.
Descritores: Erros de medicação; Enfermagem; Segurança do paciente; Equipe de enfermagem.
PRINCIPALES CAUSAS QUE TOMAN EL ERROR EN LA ADMINISTRACIÓN DE MEDICAMENTOS EN ENFERMERÍA.
RESUMEN:
El estudio objetiva analizar los factores que influencian en la seguridad del paciente en cuanto al error de la administración medicamentosa proporcionada por el equipo de enfermería. Método: Se trata de una revisión de literatura, con estudio orientado a la búsqueda en cuatro bases de datos, entre los meses de octubre y noviembre de 2018.
Descriptores: Errores de medicación; enfermería; Seguridad del paciente; Equipo de enfermería.
MAIN CAUSES THAT TAKE TO THE ERROR IN THE ADMINISTRATION OF MEDICATION IN NURSING.
ABSTRACT:
The aim of this study was to analyze the factors that influence patient safety regarding the error of medication administration provided by the nursing team. Method: This is a literature review, with a study aimed at searching four databases, between October and November 2018.
Keywords: Medication errors; Nursing; Patient safety; Nursing team.
INTRODUÇÃO
A enfermagem proporciona o cuidado direto ao paciente, sendo responsável pela execução de grande parte dos procedimentos realizados no âmbito hospitalar, aonde, a qualidade dos seus serviços é medida através das ferramentas de gestão da qualidade da assistência, sendo essa, reflexo do treinamento e capacitação dos profissionais que compõem sua equipe.
Diante disso, um dos fatores que influenciam para que esses indicadores sejam negativos, está relacionado à segurança do paciente, no que se diz respeito a ocasião de eventos adversos (EA), os quais são compreendidos como “uma lesão ou dano não intencional causado ao paciente pela intervenção assistencial, e não pela doença de base […] evitável, não evitável ou erro” (AMAYA, 2009).
Os eventos adversos, modificam a rotina do paciente e da sua família, uma vez que, acarretam o aumento da morbidade, da mortalidade, do tempo de tratamento dos pacientes e dos custos assistenciais, além de repercutir em outros campos da vida social e econômica do país (ANVISA). Em relação aos profissionais de saúde, os mesmos são responsáveis por agir diretamente no seu desempenho profissional e na sua saúde mental, posto que, implicam em punições, demissões e advertências.
Diante disso, nos serviços de saúde, é notório que a falta de treinamento e a rotina conturbada da equipe de enfermagem, na maioria das vezes, faz-se como um dos fatores que favorecem o surgimento da EA, principalmente em relação aos erros na administração de medicamentos, já que, a mesma protagoniza desde a preparação à administração dos medicamentos.
...