TRABALHO DA DISCIPLINA: BASES CONCEITUAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ESF.
Por: Luana Oliveira • 22/8/2020 • Artigo • 411 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Pós em Saúde da Família
Resenha Crítica de Caso
Luana Aparecida Oliveira
Trabalho da disciplina: Bases Conceituais da estratégia de Saúde da Família ESF.
Tutor: Prof ª. Myrna Miguel Passos de Godoy
Ribeirão Preto
2020
Estudo de Caso
University Hearth Services: Clinica de pronto atendimento.
Vemos neste estudo de caso aprender sobre a vida de Kathryn Angell, durante os anos 70 a mesma foi contratada pela University Hearth para ser administradora de uma clínica de pronto atendimento onde a mesma melhorou e geriu um sistema de triagem e melhoria no atendimento. Um pessoa efetuava inicialmente a triagem verificando se a pessoa precisaria de um médico ou de um atendimento de enfermeira. Este pronto atendimento oferecia cirurgias, serviços de emergência 24 horas, internação, tratamento mental, atendimento laboratorial e raio – x e atendimento em consultório médico.
Com o tempo observou se que o sistema de triagem era efetivo porque pacientes com problemas agudos e cirúrgicos eram atendidos por ordem de chegada e as emergências imediatamente. Notou se que foram atendidos mais de 37.000 pessoas, desde náuseas, problemas respiratórios, apendicite e dores no tórax.
Antes as enfermeiras faziam o primeiro atendimento, as vezes conseguiam resolver (40% dos casos) quando as mesmas não conseguiam pediam aos médicos a continuidade da assistência, com isso passou a haver inúmeras reclamações devido a demora.
Kathryn observando isso criou um formulário de triagem onde o paciente tinha que preencher o motivo da visita (formulário de visita) e informações. Essas informações entravam num registro médico, um atendente verificava as informações e colocava numa pilha de triagem. Daí por diante havia uma avaliação da ficha onde verifica se se o paciente seria atendido por enfermeira, médico ou de alguma especialidade em especifico.
Anualmente ela verificava os dados e o tempo de espera dos pacientes e analisava qual seria o mais correto de espera para o serviço.
Enfim com esse estudo conseguimos entender o quanto se faz importante ouvir as necessidades dos pacientes e colaboradores, para melhoria do serviço a ambos. Kathryn conseguiu observar o quanto o tempo de espera influenciava o atendimento dos pacientes e o processo de trabalho, implantou um sistema efetivo com o apoio de sua equipe, melhorando e efetivando a assistência.
Referência:
http://pos.estacio.webaula.com.br/cursos/PG0058/docs/estudo_de_caso_01.pdf
Acesso em: 22/08/2020
...