Transtorno de personalidade
Por: RoshyMary • 16/5/2016 • Seminário • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 334 Visualizações
Narrador- Em um bairro de Guarulhos, vive Lucia e sua Filha Tatiane, uma família muito batalhadora, pois lucia foi abandonada pelo seu marido, que a deixou com sua filha e a mesma como muita luta conseguiu criar com muito amor e dignidade sua filha.
Tatiane uma menina muito dedicada, estudiosa, tranquila, começa a ter algumas atitudes e que esta deixando sua mãe preocupada.
*Tati entra em casa e vai direto para o quarto e nem cumprimenta a sua mãe.
*Lucia vai atrás dela e começa a perguntar o que esta acontecendo ressaltando que ela não é assim, uma filha maravilhosa, dedicada, e tranquila tendo este comportamento.
*Lucia e Tati começam a dialogar...............
*Lucia vai para a sala e começa a pensar e liga para sua irmã e começam a falar desta situação. Ela fala baixinho para que o locutor comece a narrar.
- Narrador- --- O que a Lucia começou a perceber estava claro, a Tatiane estava desenvolvendo o transtorno de personalidade. Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que os traços emocionais e comportamentais de um indivíduo são muito inflexíveis e mal ajustados. Esses distúrbios comprometem a qualidade de vida dos pacientes, que sentem grande dificuldade em adaptar-se a determinadas situações e que, por isso, causam sofrimento e incômodo a eles próprios e aos que estão por perto.
A causa exata dos transtornos de personalidade ainda é desconhecida. Entretanto, acredita-se que muitos fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos. Além disso, para cada tipo de transtorno de personalidade, pode haver uma causa diferente.
Os sinais e sintomas variam muito de acordo com o tipo de transtorno de personalidade. No entanto, todos eles têm alguns pontos em comum. Em geral, os transtornos de personalidade constituem um padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a situações diversas. Esse padrão geralmente começa na adolescência e pode causar inúmeros problemas em situações sociais e profissionais.
Tati vai para a sala e fala para a mãe que convidou umas amigas para ir a casa dela para estudarem.
Narrador-- estudar que nada, ela não liga mais para os estudos, ela chama as amigas para ficar conversando sobre qualquer coisa. Então chega a primeira amiga a Carol.
Carol entra e fala com a Lucia e elas vão direto para o quarto.
Lucia – Meu Deus é essa amiga que tu falou que vinha.
Tati- vira as costas e vai.
Lucia—Gente eu não gosto dessa menina é estranha, não fala coisa com coisa, fica com uma cara estranha olhando pro nada, com uma cara de tristeza, chata. Eu vou ficar ouvindo o que estão falando.
Narrador- Novamente a Lucia sem saber estava percebendo que a amiga da sua filha estava com uma problema que atinge muitas pessoas a DEPRESSÃO. Que é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.
Lucia— Mas como que esta menina ficou assim, eu conheço a família dela, uma família centrada, uma família normal, tem uma boa vida, não tem problemas de dinheiro.
Narrador-- Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de adaptação depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador. As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como: estresse, estilo de vida, acontecimentos como crises e separações conjugais, luto, crise da meia idade, etc.
Lucia- chama as meninas para tomar um lanche, e elas vão pra sala, e lucia começa a conversar com elas pergunta da família e ficam conversando.
Narrador – a campanhia toca, e Lucia vai atender, mais olha só que aparece. A Aline, conhecida como a LOUCA, nossa o quadro estava perfeito, a lucia se deparou com uma situação muito adversa, eu diria num entando intrigante, a filha com transtorno de personalidade, uma amiga com depressão e a outra amiga que acabou de chegar chamada de louca.
Lucia – estou ferrada, olha só no que minha casa virou, parece um manicômio, bando de louca juntas, e o pior minha filha está no meio, agora entendo o comportamento dela, de um lado uma depressiva e do outro lado uma amiga que todos chamam de louca, agora sim só falta eu, e não vai demorar muito....
Narrador – A Aline que acabou de chegar, é chamada de louca, porque uma vez ninguém sabe porque tentou se matar. O suicídio é quando a pessoa, por desejo de escapar de uma situação de sofrimento intenso, decide tirar sua própria vida. . De acordo com dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3.000 pessoas por dia cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada 30 segundos uma pessoa se mata. Estima-se que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam sem sucesso e que a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada.
Lucia muito curiosa começou a indagar a amiga de sua filha.
Lucia-----Então aline, como é que esta sua mãe, seu pai, e você esta melhor. Eu posso te faze ruma pergunta. É verdade o que o povo esta falando de você?
Aline – Ah tia, é sim.
Lucia – Mas porque?
Tati – Para mãe, deixa a menina em paz. Que coisa.
Carol – é tia cada um sabe de si, a gente já conversou com ela, para não fazer mais isso, mas ela não sabe porque que fez isso.
Narrador -- As pessoas podem tentar ou cometer suicídio por diversos motivos:
...