Traumatismo Raquimedular Incompleto e Assistência de Saúde
Por: Rodrigo S • 22/11/2019 • Trabalho acadêmico • 3.345 Palavras (14 Páginas) • 311 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ESCLARECIMENTOS SOBRE O TRAUMA CAUSADO 4
2.2 O SISTEMA MUSCULAR, NERVOSO, E A FUNÇÃO DA ACETILCOLINA 5
2.3 O TRATAMENTO DADO PELO SUS AOS PORTADORES DE LESÃO RAQUIMEDULAR 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O Trabalho relata, os tratamentos relacionados às lesões traumáticas da medula espinal e da coluna vertebral através do caso Roberto, 42 anos, hipertenso, dislipidêmico que sofreu um acidente de transito, resultando em um traumatismo raquimedular (TRM) com hemissecção de medula. Os custos de tratamento com a lesão medular são altíssimos. Isso se deve ao alto grau de sequela neurológica e também psicológica que deixam nos pacientes que ainda estão em idade profissional produtiva.
Os pacientes têm o direito à atenção integral à saúde e podem procurar os serviços de saúde através do sistema público, que recebe parte do seguro DPVAT para pessoas na situação de Sr Roberto. O governo deve fornecer o tratamento, através de acompanhamento multifuncional com profissionais médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacional, psicólogos, assistentes social e nutricionistas além da ajuda financeira através da previdência, pois Sr. Roberto como Funcionário de uma empresa de regime CLT deverá receber o auxílio doença até que se restabeleça.
O tratamento consiste em fisioterapia para estimular a mobilidade das áreas afetadas e a produção e liberação de acetilcolina, hormônio neurotransmissor irá manter ativa as funções musculares, evitando a atrofia e possibilitando a recuperação do paciente. Para isso, ele deverá buscar recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), que através de suas prerrogativas, irá encaminha-lo para receber todo o tratamento necessário. Outro órgão que apoiará Sr. Roberto neste sentido é o Núcleo assistencial de Saúde da Família (NASF), onde o paciente poderá contar com uma equipe multiprofissional que irá auxilia-lo em seu tratamento, desde o aspecto físico e motor até o psicológico. Além disso, fornecer meios, através do auxílio do assistente social, para que Sr. Roberto consiga o custeio do sustento de sua família até o seu restabelecimento.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ESCLARECIMENTOS SOBRE O TRAUMA CAUSADO
A Sindrome de Brown-Sequard é uma lesão medular incompleta caracterizada por um quadro clínico que reflete a hemi seção da medula. É frequentemente encontrada em lesões da região cervical. A sindrome pura de Brown-Sequard não é muito frequente. É mais comum encontrarmos um quadro onde estão presentes fragmentos da sindrome ou sinais clínicos de uma hemiseção da medula associado a outros sinais e sintomas.
O diagnóstico da sindrome de Brown-Sequard é clínico, baseado apenas na história e exame físico do paciente. O laboratório clínico não é necessário para avaliar a condição inicial mas pode ser útil para ajudar a acompanhar o curso da evolução clínica do paciente. O estudo laboratorial também pode ser útil para identificar a etiologia da sindrome, quando ela não for traumática; de outro modo, os estudos laboratoriais não contribuem para o diagnóstico. O raio x simples pode
Mostrar as lesões ósseas e se o trauma é penetrantes ou cego. Ao lado das lesões cegas podem ocorrer fraturas em regiões vizinhas que podem causar a sindrome de Brown-Sequard.
Pacientes com síndrome de Brown-Sequard devem ser avaliados quanto a possibilidade de apresentarem outras lesões, como qualquer vítima de trauma. Alguns procedimentos de primeiros cuidados intra-hospitalares incluem:
- Cateterização da bexiga devido aos diferentes graus de disfunção que o paciente pode apresentar nesta área;
- Imobilização imediata;
- Sondagem Nasogástrica (A sondagem com subsequente drenagem do conteúdo gástrico previne a bronco-aspiração.) Nesta fase aguda, estes pacientes estão mais susceptíveis a desenvolver um íleo paralítico.
- Imobilização da coluna cervical:
Por razões óbvias, a imobilização da coluna cervical ou da coluna dorsal é requerida no caso de haver suspeita de instabilidade da coluna. Isto pode requerer o uso do colar cervical para imobilização ou a colocação do aro de Gardner, se a fratura cervical tiver sido identificada. - Investigação de lesão intra-abdominal:
Pacientes com síndrome de Brown-Sequard apresentarão diferentes níveis de perca da sensibilidade tornando-se obrigatória a investigação de lesão intra-abdominal através de lavagem peritoneal ou Raio X de abdômen.
O prognóstico da síndrome de Brown-Sequard é pobre e depende muito da causa da síndrome. O tratamento precoce com altas doses de corticosteróides tem mostrado ser benéfico para pacientes portadores de Lesão Medular.
2.2 SISTEMA MUSCULAR , NERVOSO E A FUNÇÃO DA ACETILCOLINA
Sr. Roberto foi diagnosticado com uma lesão Raquimedular incompleta, com sensibilidade preservada mas sem função motora, inclusive nos segmentos sacrais de S4/S5, o que torna possível o retorno progressivo das funções motoras, porém é difícil determinar exatamente quanto tempo levará até a recuperação completa ou parcial das suas funções motoras e fisiológicas.
Frequentemente, quanto mais demorado for o começo do tratamento correto, menor é a probabilidade da recuperação ocorrer. A seguir vamos tratar sobre a histofisiologia do sistema neuromuscular para compreendermos como se dá o processo de contração muscular.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.O sarcômero é a unidade funcional da contração muscular.
...