Inibidores da síntese do peptidoglicano
Abstract: Inibidores da síntese do peptidoglicano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: araquelfj • 31/5/2014 • Abstract • 360 Palavras (2 Páginas) • 724 Visualizações
▫ Inibidores da síntese do peptidoglicano:
BACITRACINAS: actua na fase membranar da síntese do peptidoglicano pois impede a desfosforilação do pirofosfato lipídico pelas fosfatases da membrana citoplasmática bacteriana.
FOSFOMICINAS: actua na fase citoplasmática da síntese do peptidoglicano pois a fosfomicina é uma estrutura análoga às PEP e ao entrar no interior da bactéria terá mais afinidade com a transferase (enzima que leva a formação do NAM), inibindo-a de forma irreversível.
B-LACTAMINAS (penicilinas, cefalosporina, menobactamas): actua na fase pariental da síntese do peptidoglicano, inibindo a acção das PBP’s que têm como função auxiliar a transpeptidação.
▫ Inibidores da síntese proteica:
▫ Subunidade 30S do ribossoma
AMINOGLICOSIDOS (estreptomicinas, kanamiana, tobramicina): provocam leituras erradas da mensagem codificada pelo RNAm sendo que posteriormente as proteínas erradas intercalam-se na membrana plasmática modificando a permeabilidade da mesma, ocorrendo efluxo de iões e moléculas.
TETRACICLINAS: impedem a ligação do aminoacil-tRNA aos ribossomas.
▫ Subunidade 50S do ribossoma
CLORANFENICOL: impede a transpeptidação, ou seja, a incorporação de aminoácidos à cadeia peptídica em formação (elongação).
GRUPO MLS (MACRÓLIDOS, LINCOSAMIDAS, SINERGISTINAS [eritromicina, espiramicina, rocitromicina]): bloqueiam o local P do ribossoma, impedindo assim a translocação.
PRISTIMICINA: interfere na formação de ligações peptídicas ou na elongação da cadeia peptídica.
ÁCIDO FUSÍDICO: associando-se ao factor EF-G (factor indispensável à translocação), inibe a ação das GTPases.
▫ Inibidores da síntese dos ácidos nucleicos:
RIFAMICINAS: ligam-se à subunidade B da RNA polimerase DNA dependente impedindo assim a transcrição.
NITROIMIDAZÓIS: em situações de anaerobiose, são reduzidos a compostos ativos, formando um complexo com a cadeia de DNA, provocando cortes na mesma.
QUINOLONAS: imobilizam a DNA girase e as topoisomerases, não ocorrendo separação das cadeias de DNA e consequentemente inibindo a síntese de DNA, transcrição e tradução.
▫ Inibidores da síntese de folatos (ou anti-metabolitos):
SULFAMIDAS , PAS e SULFONAS: competem com o substrato natural da enzima dihidropteroato sintetase (PABA), bloqueando a síntese de ácido dihidropterioco devido ao facto de possuir mais afinidade para com a enzima que o substrato natural.
TRIMETOPRIME: inibe a dihidrofolato redutase, enzima que reduz o dihidrofolato a tetrahidrofolato, cofactor folato indispensável à síntese de purinas e N-formometionina.
▫ Anti-membranares:
POLIMIXINA B (Colistina): Fixam-se aos fosfolípidos da membrana, modificando
...