Listas De Exercícios: Disciplina Imunologia Clínica
Por: bbvidal • 21/11/2023 • Resenha • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 74 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
LISTAS DE EXERCÍCIOS: DISCIPLINA IMUNOLOGIA CLÍNICA
DOCENTE: EVENY PERLIZE
- O sistema imune inato é a primeira linha de defesa do corpo contra infecções e patógenos. Ele fornece uma resposta rápida e generalizada a uma ampla variedade de agentes infecciosos. Quais as células do sistema imune inato que são os primeiros a responder numa infecção bacteriana?
- Macrófagos
- Linfócitos T CD8+
- Neutrófilos
- Mastócitos
- Linfócitos B
- UFMT 2018 adaptada) O número de casos de sífilis vem aumentando no Brasil e, por isso, todos os profissionais da área da saúde devem estar atentos às suas manifestações. Os exames laboratoriais desempenham papel fundamental no combate à doença por permitir a confirmação do diagnóstico e o monitoramento da resposta ao tratamento. Em relação ao diagnóstico da sífilis, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Prova não treponêmica 2 - Prova treponêmica
(1) VDRL (Venereal Disease Laboratory) (2) FTA-Abs (Imunofluorescência Indireta) (2) ELISA ( Enzima imunoensaio) (2) Teste rápido
Assinale a sequência correta da esquerda para direita:
(A) 1, 1, 2, 2
(B) 1, 2, 2, 2
(C) 2, 1, 1, 2
(D) 2, 2, 1, 1
(E) 2, 1, 1, 1
- O sistema ABO é um sistema de classificação dos tipos sanguíneos humanos, apresentando presença ou ausência de dois antígenos principais na superfície das hemácias, sendo o antígeno A e antígeno
B. Nesse contexto, qual é a consequência se uma pessoa com sangue tipo A receber uma transfusão de sangue tipo B?
- A pessoa desenvolve um novo tipo sanguíneo.
- Pode ocorrer uma reação transfusional grave devido à incompatibilidade ABO.
- A pessoa desenvolve imunidade contra o tipo B e torna-se temporariamente tipo B.
- Não há consequência, ambos são tipos sanguíneos compatíveis.
- A pessoa se torna imune a transfusões futuras.
- Os anticorpos são proteínas produzidos pelos linfócitos B ativados. Cuja objetivos são neutralizar partículas estranhas, opzonizar para facilitar a fagocitose e ativar o sistema complemento. Entre os diferentes tipos de anticorpos, o responsável por ativar neutrófilos em processos alérgicos e parasitários são:
- IgM
- IgA
- IgD
- IgE
- IgG
- Com relação aos diferentes tipos de reações de hipersensibilidade. Escolha a alternativa que relaciona ERRONEAMENTE o tipo de reação ao seu mecanismo efetor.
- Reação tipo III: complexos imunes depositados nos tecidos.
- Reação tipo I: mediada pela ativação de mastócitos e liberação de mediadores inflamatórios.
- Reação tipo I: mediada por anticorpos IgE.
- Reação do tipo II: mediada por anticorpos IgE específicos.
- Reação do tipo IV: mediada pela resposta celular (linfócitos T).
- O diagnóstico da sífilis envolve uma combinação de histórico médico, exame físico e testes laboratoriais, dentre os testes laboratoriais para sífilis, inclui o teste de VDRL. Em que método é classificado o teste de VDRL?
- Imunofluorescência.
- Imunoperoxidase.
- Floculação.
- ELISA
- Precipitação.
- As técnicas de imunoprecipitação são baseadas na quantificação de precipitados formados pela reação antígeno-anticorpo. Com relação às reações de imunoprecipitação, assinale a resposta incorreta:
- A quantidade de precipitado formado depende de vários fatores físico-químicos e imunológicos, mas principalmente das concentrações relativas de antígeno e anticorpo.
- Os efeitos pró-zona e pós-zona são condições analíticas muito comuns em testes sorológicos e podem acarretar em resultados falso-negativos, sendo necessário em alguns casos realizar a diluição da amostra.
- A quantidade de precipitado formado quando, a uma concentração constante de anticorpo, se vai adicionando antígeno, é caracterizada por uma curva parabólica.
- Região ou zona de equivalência ocorre quando as concentrações de antígeno-anticorpo são equivalentes.
- O fenômeno de pró-zona ocorre quando há um excesso de antígeno.
- O sistema ABO é um sistema de classificação dos tipos sanguíneos humanos, baseado na presença ou ausência de dois antígenos principais, chamados de antígeno A e antígeno B, na superfície das hemácias. Qual é a consequência se uma pessoa com sangue tipo A receber uma transfusão de sangue tipo B?
- Não há consequência, ambos são tipos sanguíneos compatíveis.
- Pode ocorrer uma reação transfusional grave devido à incompatibilidade ABO.
- A pessoa se torna imune a transfusões futuras.
- A pessoa desenvolve um novo tipo sanguíneo.
- A pessoa desenvolve imunidade contra o tipo B e torna-se temporariamente tipo B.
- O que são os macrófagos?
- Não fazem parte do sistema imunológico e estão nos nossos tecidos. Essas células são capazes de ingerir e destruir bactérias e células danificadas a partir de um processo chamado fagocitose.
- Fazem parte do sistema imunológico e estão fora dos nossos tecidos, dentro da corrente sanguínea. Essas células são capazes de ingerir e destruir bactérias e células danificadas a partir de um processo chamado fagocitose.
- Não fazem parte do sistema imunológico e estão fora dos nossos tecidos. Essas células são capazes de ingerir e destruir bactérias e células danificadas a partir de um processo chamado fagocitose.
- Fazem parte do sistema imunológico e estão nos nossos tecidos. Essas células são capazes de ingerir e destruir bactérias e células danificadas a partir de um processo chamado fagocitose.
- Não fazem parte do sistema imunológico, são sistema acessório e estão nos nossos tecidos. Essas células são capazes de ingerir e destruir bactérias e células danificadas a partir de um processo chamado fagocitose.
- Em relação aos métodos laboratoriais, analise as afirmativas a seguir:
- Na aglutinação direta, os anticorpos de ligam a antígenos abundantes localizados, por exemplo, na superfície de uma célula, as quais têm como característica um tamanho celular relativamente grande.
- Na aglutinação indireta, os anticorpos se ligam a antígenos aderidos a uma patícula, como as de látex, por exemplo.
- Nas reações de inibição de aglutinação, a AUSÊNCIA de aglutinação é um indicador de reação positiva.
- IV. O efeito prozona é observado quando a concentração de anticorpos é muito elevada em relação à quantidade de antígenos, não sendo observada aglutinação, podendo gerar um resultado falso-positivo.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas I, II e III estão corretas.
- Apenas I, II e IV estão corretas.
- Todas estão corretas.
- Apenas I e II estão corretas.
- Apenas III e IV estão corretas.
- Para diagnosticar infecção pelo citomegalovírus, recomenda-se o exame sorológico para verificar a presença de anticorpos IgM e IgG contra esse vírus. Esse exame é indicado em caso de suspeita de infecção pelo citomegalovírus, em possíveis doadores de órgãos, possíveis receptores de órgãos transplantados, pacientes com imunossupressão e em pré-natais. Qual tipo de amostra deve ser analisada e como ela é obtida?
- Qual a causa de uma doença autoimune?
- Perda da capacidade de reconhecimento de antígenos próprios
- Resposta exacerbada de células T
- Ausência de resposta imune
- Mecanismo de tolerância exacerbado
- Ausência de linfócitos reativos
- Formação de agregados visíveis como resultado da interação de anticorpos específicos e partículas insolúveis que contém determinantes antigênicos em sua superfície. Essa técnica é empregada na determinação da tipagem dos grupos sanguíneos ABO. Assinale a alternativa correta com relação ao tema apresentado.
- Reação de Aglutinação
- Reação de Imunofluorescência
- Reação de opsonização.
- Reação de Precipitação
- Reação de Coagulação
- Conceitue os termos básicos de sorologia/controle de qualidade Título Sensibilidade e Especificidade
Falso positivo e falso negativo Reação cruzada
Precisão e exatidão Reprodutibilidade Limiar de reatividade (cut off)
[pic 4]
...