OS PANCREAS ENDÓCRINO E DIABETES
Por: Thalita Vieira • 20/11/2017 • Trabalho acadêmico • 476 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
FISIOLOGIA II
ADRIANA CRISTINA DE AZEREDO RA: 2485736650
JOVANA LÚCIA CARDOSO BORGES RA: 2485728282
NICOLE RODRUIGUES DOS SANTOS RA: 1570202402
PATRÍCIA LUIZA DA SILVA RA: 1580122461
RODRIGO DIEGO DE LIMA RA: 1587955568
PÂNCREAS ENDÓCRINO E DIABETES
PROF. RODRIGO FERNANDES DE LIMA
6° PERÍODO NOTURNO
ANÁPOLIS GO
2017
PÂNCREAS ENDÓCRINO E DIABETES
No presente relatório vamos abordar a fisiologia do pâncreas endócrino, e sua respectiva correlação com a diabetes. Em Relação à anatomia que obtemos do pâncreas, podemos afirmar que: Ele e uma única Glândula, Retroperitoneal e também exerce duas funções que é exócrina e endócrina. O pâncreas também possui dois tipos de tecidos: que são as ilhotas de Langherans e os ácinos. No pâncreas são produzido os seguintes hormônios; a insulina, Glucagon, Somastostatina e polipeptídios pancreáticos, cada um com sua função específica no controle da diabetes.
A ausência ou desequilíbrio dos hormônios citados a cima, pode levar a um quadro de diabetes, induzindo o indivíduo a sofrer alguns sinais e sintomas da doença, tais como, cegueira, fraqueza, ataques cardíacos, problemas renais, dentre outros.
Um dos hormônios essenciais no controle da diabete e a insulina, e a ação dessa insulina no organismo se desenvolve através da absorção do carboidrato, fazendo com que o organismo transforme o carboidrato em glicose, enquanto o pâncreas já produz a insulina para que as células recebam a glicose, recebendo a glicose as células são nutridas, e a glicose que não foi absorvida e armazenada no fígado em forma de glicogênio, ao decorrer de um exercício físico o Glucagon exerce sua função aumentando sua taxa, para obter a quebra de glicogênio para que seu corpo gere energia controlando a glicemia que está caindo.
Com relação aos tipos de diabetes, Existem dois tipos, a dependente diabetes mellitus 1, que é a produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, e a independente que a diabetes mellitus 2, ela faz com que os receptores da células não reconheçam a insulina.
Para o indivíduo diabetes insulina dependente existem alguns sintomas, muita sede, fadiga, urina frequente, perda de peso, mal cheiro. Para o indivíduo diabetes insulina não dependentes hipertensão arterial, obesidade, hiperlipidêmia, vida sedentária, excesso de gordura abdominal, consumo de gordura e doces em excesso e peso excessivo.
Tem algumas complicações que podem ser encontradas como, macroangiopatia, disfunção sexual, infecção, hipertensão arterial, pé diabético, neuropatia, nefropatia, retinopatia.
Referência bibliográfica
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east 1.amazonaws.com/openaccess/9788580391893/20.pdf
...