REAÇÃO DE LUGOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO NO DOCE DE LEITE E DEXTIRNA E AMIDO NO MEL
Por: Larysse Araújo • 21/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.040 Palavras (5 Páginas) • 339 Visualizações
[pic 1]
REAÇÃO DE LUGOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO NO DOCE DE LEITE E DEXTIRNA E AMIDO NO MEL.
Introdução
O doce de leite é um alimento característico da América Latina, fabricado e consumido em grande proporção no Brasil e na Argentina. É principalmente uma criação resultante da cocção do leite com açúcar até a concentração e caramelização desejada, das quais a fabricação no Brasil encontra-se ao em torno de 34.000 t/ano . O doce de leite apresenta alto valor nutricional por possuir proteínas e minerais, além do alto conteúdo energético. No caso do fabricação do doce de leite pastoso tradicional a quantidade de açúcar (sacarose) incorporada geralmente equivale a valores entre 18% e 20% do volume de leite utilizado. O doce de leite, além de seus componentes principais, o leite e o açúcar, pode possuir também ingredientes opcionais, como: creme, glicose, cacau, chocolate, entre outros como os Glicídios não redutores, em amido, possuindo uma quantidade máxima de 2,0% p/p
Outro o alimento presente na alimentação humana é o mel , o mesmo sempre foi alvo de falsificações . Normalmente, o processo de falsificação é realizado com a incorporação de açúcares comerciais, como glicose comercial, solução ou xarope de sacarose, melado e solução de sacarose invertida. Mas, a forma mais utilizada de falsificação é obtida a partir do caldo de cana-de-açúcar que é levado ao fogo para concentrar o açúcar, clarificado com aditivos químicos e, em seguida, adicionado ao mel , outra fralde presente no mel é a adição de amido , para ajudar na incorporação do produto, alterando a sua consistência para uma próxima de um mel puro.
O amido é utilizado em adulterações para alterar na maioria das fraudes a consistência do produto , a qual o mesmo foi adicionado, um teste qualitativo para de detecção do mesmo é a reação de lugol, que tem como base a reação da solução de Lugol com os polímeros provenientes da hidrólise do amido contido no xarope de amido de milho hidrolisado . Se o resultado for uma solução vermelha ou violeta, houve adulteração com produto derivado de amido.
Objetivo
A prática tem como objetivo realizar a análise qualitativa da presença de amido no doce de leite e dextrinas e amido no mel.
Materiais e Métodos
Reagente:
Solução de Lugol:Adicionar 3 g de iodeto de potássio e dissolver em 10mL de água purificada em seguida adicionar 1 g de iodo ressublimado, diluir a solução a 50 mL com água purificada. Armazenar a solução em frasco âmbar.
Reação de Lugol no doce de leite
- 2 Vidros de relógio
- Doce de leite industrial
- Doce de leite artesanal
- Solução de lugol
- Balança analítica
- Pipeta Pasteur
- Espátula
Pesou-se 1g de doce de leite artesanal em vidro de relógio , em seguida pingou-se por volta de 3 gotas de solução de lugol, em seguida pode-se verificar que a solução de lugol tornou-se azulada na amostra indicando a presença de amido.
Pesou-se 1g de doce de leite industrial em vidro de relógio , em seguida pingou-se por volta de 3 gotas de solução de lugol, em seguida pode-se verificar que a solução de lugol tornou-se azulada na amostra indicando a presença de amido.
Reação de lugol no mel
Materiais e Métodos
Reagente:
Solução de Lugol:Adicionar 3 g de iodeto de potássio e dissolver em 10mL de água purificada em seguida adicionar 1 g de iodo ressublimado, diluir a solução a 50 mL com água purificada. Armazenar a solução em frasco âmbar.
- Balança analítica
- Banho-maria
- Espátula metálica
- Proveta de 50 mL
- Béquer de 50 mL
- Pipeta graduada de 1 mL
- Bastão de Vidro
- Mel
- Solução de Lugol
Pesou-se 10g da amostra em um béquer de 50mL , adicionou-se 20 mL de água e homogeneizou . Deixou-se no banho-maria de fervente por 1 hora e em seguida aguardou resfriar a temperatura ambiente. Logo após , adicionou-se 0,5 mL da solução de lugol e verificou-se o resultado.
Resultados e discussões
Reação de Lugol no doce de leite
Após o procedimento pode-se verificar a presença de amido nas duas amostras , porem ocorreu uma fraude de rótulo do doce de leite artesanal , pois o mesmo não informava a presença de amido no mesmo, já o doce de leite industrial , não apresentou fraude de rótulo , pois o mesmo informava a presença de amido , como o teste realizado foi qualitativo não pode-se afirmar se a presença de amido em ambos doces de leite possui a quantidade máxima estabelecida de 2,0% p/p.
...