RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS VIA VÍDEO: COSMÉTICOS E SANITIZANTES TEMA
Por: ei-dy • 10/4/2021 • Relatório de pesquisa • 495 Palavras (2 Páginas) • 391 Visualizações
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS VIA VÍDEO: COSMÉTICOS E SANITIZANTES TEMA
FORMULAÇÕES PARA LIMPEZA CAPILAR
A Professora iniciou a aula anunciando a preparação de um xampu, sendo esse, uma formulação para limpeza capilar, em que nessa formulação existe um conjunto de tensoativos aniônicos– responsáveis pela limpeza, pela espuma formada– e tensoativos anfóteros – que possuem propriedade carregada de íons positivos ou negativos, dependendo do pH do meio. O tensoativo aniônico da formulação foi o lauril éter sulfato de sódio que promove formação de espuma, umectação da superfície e o emulsionamento da sujeira. O tensoativo anfótero foi o cocomilbromilbetaína, responsável pela estabilização da espuma, diminuir o potencial de irritação promovido pelo sulfato de sódio, dentre outros. E o tensoativo não iônico da formulação foi a dietanolamida de ácido graxo de coco que possui baixa solubilidade em água, promove a viscosidade e estabiliza a formação da espuma.
O Extrato de jaborandi, na concentração a 2%, tem propriedade antiqueda capilar. Enquanto que o EDTA tem a função de agente quelante orgânico, responsável por remover os metais livres presentes no meio aquoso e previne a oxidação dos compostos da formulação.
Em um cálice foram solubilizados os conservantes em álcool etílico, sendo eles:
metilparabeno a 0,01%, propilparabeno a 0,05%. Em um béquer foram misturados o cocomilbromilbetaína, a dietanolamida de ácido graxo de coco e 2ml de glicerina. Levou-se ao aquecimento em torno de 40Cº para facilitar a solubilização. Logo após foi transferida essa mistura para o cálice e acrescentada uma solução de 80ml de lauriléter sulfato de sódio diluída a 28%, o agente limpante da formulação. Em seguida foi adicionado 2ml de extrato de jaborandi e feito a homogeneização da mistura e adicionou uma fragrância e um. Na formulação utilizou-se EDTA e ácido cítrico. O EDTA tem a função de estabilizar a formulação. Sua ação ocorre devido a sua propriedade de formar complexos químicos com íons metálicos naturalmente presentes na água ou em matérias-primas aquosas. O Ácido cítrico adicionado à formulação tem como função corrigir o pH que deve ficar entre 5,5 a 6,0. Quando necessário deve-se ajustar a viscosidade da formulação usando Cloreto de sódio (NaCl) a25%.
REFERENCIAS
PÁDUA, F. Cosméticos e sanificantes. São Paulo: Cengage, 2020.
BRASIL.Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário
Nacional. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
SOUZA. S. Cosmetologia II. Indaial : UNIASSELVI, 2015. disponível
em:<https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?. Acesso em 01/04/2021.
XAMPUS. Disponível em: <https://www.studocu.com/pt-br/document/universidade-estadual-de-maringa/cosmetologia/
...