Staphylococcus
Por: Dianni • 30/6/2015 • Relatório de pesquisa • 278 Palavras (2 Páginas) • 349 Visualizações
CONTAGEM DE STAPHYLOCOCCUS
Santa Maria, 2014.
- INTRODUÇÃO
Os Staphylococcus são bactérias do tipo cocos gram-positivos e imóveis. Podem realizar respiração tanto aeróbica quanto anaeróbica facultativa, sendo que em ambos os tipos de respiração são capazes de fermentar a glicose com produção de ácido. Também são catalase positivos e estão entre os micro-organismos não esporulados mais resistentes. Resistem à dessecação, ao calor e toleram os desinfetantes comuns melhor que a maioria das bactérias.
A espécie Staphylococcus aureus (S. aureus) recebeu o nome de aureus pela coloração da colônia (amarelo-ouro). A presença desses organismos e seus produtos extracelulares sobre as superfícies demonstram como estes agentes estabelecem infecções. Este micro-organismo coloniza principalmente as vias nasais, mas podem ser encontrados regularmente em outros locais anatômicos, incluindo a pele, cavidade oral e o trato gastrointestinal.
- METODOLOGIA
Pesou-se 25 g da amostra de salame defumado e adicionou-se 225mL de solução salina peptonada 0,1%. Homogeneizou-se por aproximadamente 60seg em “BagMixer”. Obteve-se a diluição 10-1 e, utilizando 1mL desta, efetuou-se a diluição 10-2.
Foi inoculado sobre a superfície seca do ágar Baird-Parker, 0,1mL de cada diluição selecionada. Utilizando uma alça de Drigalski o inóculo foi espalhado cuidadosamente por toda a superfície do meio até sua completa absorção. As placas invertidas foram incubadas a 36ºC por 30 a 48 horas.
Selecionou-se as placas que continham entre 20 e 200 colônias e contou-se as colônias típicas - que são as negras brilhantes com anel opaco, rodeadas por um halo claro - e as colônias atípicas – que são acinzentadas ou negras brilhantes, sem halo ou com apenas um dos halos. Com a seleção de 5 colônias típicas e atípicas semeou-se cada colônia em tubos contendo BHI, para confirmação. Incubou-se a 36ºC por 24 horas.
...