SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO
Por: schneider123 • 27/7/2018 • Relatório de pesquisa • 679 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
- OBEJTIVOS
Sintetizar o ácido acetilsalicílico (aspirina), a partir da reação do anidrido
acético e ácido salicílico.
- INTRODUÇÃO
A Aspirina como é popularmente conhecida, o ácido acetilsalicílico, foi descoberto na Alemanha em 1897 por Felix Hoffmann. A Aspirina é mundialmente conhecida, sendo seu uso como analgésico, antipirético e anti-inflamatório.
Seu preparo se dá através dos reagentes anidrido acético e o ácido salicílico, para a preparação é utilizado também o banho-maria, banho de gelo e a filtração simples. A reação acontece pelo ataque nucleófilo do OH no carbono da carboxila do anidrido acético. Para tornar a reação mais rápida é usado como catalisador o ácido sulfúrico (H2SO4).
- MATERIAIS
Reagentes:
- Ácido salicílico
- Anidrido acético
- Água destilada
- Etanol
Materiais:
- Balança analítica de precisão
- Papel alumínio
- Pipeta graduada
- Pera
- Erlenmeyer
- Espátula de metal
- Becker
- Aparelho para banho termostático
- Filtro de papel
- Pisseta
- Funil de vidro
- Suporte universal
- Bastão de vidro
- Proveta
- Chapa aquecedora
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Com um pequeno pedaço de papel alumínio foi pesado 2,5g de ácido salicílico (C7H6O3) na balança analítica de precisão, logo em seguida essa porção de ácido foi passado para o erlenmeyer, onde em foi colocado 4 mL de anidrido acético (C4H6O3) com uma pipeta graduada, no mesmo erlenmeyer foi depositado cinco gostas ácido sulfúrico (H2SO4), em seguida tudo foi misturado.
Essa mistura foi levada para banho-maria a 75ºC por aproximadamente 20 minutos, onde foi mantido em movimentos constante com o auxílio do bastão de vidro, quando estava próximo do tempo de retirar a mistura do banho-maria foi adicionado 2 mL de água destilada no erlenmeyer. Ao retirar a mistura do banho-maria, foi deixado resfriar em temperatura ambiente, e quando já fria foi colocado 50 mL de água destilada gelada.
Após um pequeno tempo foi observado a formação de precipitado, que logo foi passado por uma filtração simples, onde utiliza-se um funil de vidro, papel de filtro e suporte universal. O funil foi ajustado ao suporte universal em seguida foi colocado o filtro de papel que foi umedecido com água destilado, em baixo de funil foi colocado um Becker para o filtrado cair. Com o auxílio do bastão de vidro toda a mistura e o precipitado do erlenmeyer foi passado pela filtração simples.
Ao termino o precipitado foi lavado com água destilada e passado para um Becker onde foi adicionado 5 mL de etanol que foi medido em uma proveta, logo após esse processo foi levado para chapa aquecedora que estava entre 50ºc-60ºC, até que não restasse mais solido. A mistura foi resfriada em água corrente e então foi adicionado água destilada até que começar a ficar com um líquido turvo e esbranquiçado.
...