Tratamento Hidroterápico da Distrofia Muscular de Duchenne
Por: Cristiane Santos • 8/11/2015 • Resenha • 292 Palavras (2 Páginas) • 510 Visualizações
Tratamento hidroterápico na Distrofia Muscular de Duchenne: Relato de um caso
Resumo
As distrofias musculares são um conjunto de doenças hereditárias, progressivas e irreversíveis que comprometem a musculatura esquelética e os sistemas cardíaco, respiratório e nervoso.
A distrofia tipo Duchenne é a forma mais comum e a mais grave das distrofias. O diagnóstico em geral ocorre na infância e evolui de forma progressiva com fraqueza muscular, déficit funcional, contraturas, deformidades e diminuição da capacidade respiratória.
Atualmente estima-se que a Distrofia Muscular de Duchenne atinge 1 em cada 3500 nascidos vivos do sexo masculino. No Brasil ocorrem cerca de 700 novos casos de distrofia por ano.
A distrofia é ocasionada pela deficiência ou ausência da proteína distrofina.
O diagnóstico é feito através de testes de DNA, biópsia muscular, exames histológicos, estudo de histórico familiar e etc.
Os portadores da doença começam a caminhar sozinhos até os dezoito meses, e de um modo geral, com variações na evolução da doença, não são mais capazes de andar sem auxílio de muletas ou cadeira de rodas após os dezesseis anos de idade.
O tratamento é limitado. Não existe terapia efetiva capaz de bloquear ou reverter o progresso da distrofia. A fisioterapia na vida dos portadores é essencial. Uma das alternativas para a substituição da fisioterapia é a hidrote-rapia. A hidroterapia têm sido bem aceita devido a facilidade de executar os exercícios em meio aquático. Também melhora a capacidade respiratória e a interação do paciente com outras pessoas.
...