Estudo Sobre Microagulhamento
Por: thiagosantospm • 9/4/2019 • Artigo • 3.697 Palavras (15 Páginas) • 255 Visualizações
CARBOXITERPIA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA: UMA REVISÃO
Carboxitherapy in the treatment of alopecia: a review
Monique de Mello1, Dahiana Maria Reikdal Oliniskizrr2
- Fisioterapeuta, Pós-graduanda em Fisioterapia Dermatofuncional e Cosmetologia, Faculdade Inspirar, Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil, moniiquedemello@gmail.com (meu email possui 2 “ii”mesmo)
- Fisioterapeuta, Especialista em Dermato-Funcional, Faculdade Evangélica, Curitiba, Paraná, Brasil, dahioliniski@yahoo.com.br
RESUMO
Os cabelos apresentam significados distintos para os diversos grupos da sociedade, além de apresentar funções orgânicas também estão relacionados à vaidade humana. A perda capilar chamada de alopecia é uma patologia caracterizada pela ausência ou perda dos pelos e cabelos, pode acometer indivíduos por inúmeras causas e com distintas apresentações clínicas, que pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres e, geralmente afeta aspectos emocionais e físicos. Atualmente, existem diversos tratamentos que atuam na prevenção e na melhora da alopecia, entre eles estão os cirúrgicos, medicamentosos e os estéticos. A fisioterapia dermatofuncional atua nestes últimos, utilizando-se de diversos recursos como a aplicação de laser, do jato de plasma, do microagulhamento, dos LEDS e da carboxiterapia que é a aplicação de dióxido de carbono no couro cabeludo com a finalidade de aumentar a irrigação sanguínea no local e estimular os folículos pilosos. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre os benefícios da carboxiterapia no tratamento da alopecia. A busca foi efetuada nas bases de dados Medline, Scielo, Bireme e Google Acadêmico onde foram encontrados 96 artigos, excluídos os que estavam fora dos critérios de inclusão e selecionados 4. Todos os artigos referiram o quanto a técnica é vantagosa em aumento de neovascularização e estimulo de crescimento capilar. Portanto, conclui-se que a carboxiterapia no tratamento da alopecia é uma técnica eficaz, pouco indolor, acessível e com baixo efeito adverso.
Palavras-chaves: carboxiterapia, alopecia, fisioterapia.
ABSTRACT
The hairstyle present different meanings for the different groups of society, in addition to presenting organic functions are also related to human vanity. Hair loss called alopecia is a pathology characterized by the absence or loss of hair and hair, it can affect individuals by numerous causes and with different clinical presentations, which can occur in both men and women and usually affects emotional and physical aspects. Currently, there are several treatments that act in the prevention and improvement of alopecia, among them are surgical, medicated and esthetic. Dermatological function physiotherapy works in the latter, using a variety of resources such as laser, plasma jet, microneedle, LEDS and the carboxytherapy application of carbon dioxide in the scalp to increase irrigation and stimulate the hair follicles. The objective of this study was to carry out a literature review on the benefits of carboxytherapy in the treatment of alopecia. The search was carried out in the Medline, Scielo, Bireme and Google Academic databases where 96 articles were found, excluding those that were outside the inclusion criteria and selected 4. All the articles referred to how advantageous the technique is in increasing neovascularization and capillary growth stimulus. Therefore, it is concluded that the carboxitherapy in the treatment of alopecia is an effective technique, little painless, accessible and with low adverse effect.
Keywords: carboxitherapy, alopecia, physiotherapy.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, a área de fisioterapia dermatofuncional vem se expandindo, desta forma tratamentos de disfunções estéticas encontram-se cada vez mais desejados pelo público de forma geral. Homens e mulheres apresentam-se gradativamente mais preocupados com sua aparência, abrangendo neste enquadramento à preocupação com os cabelos (TACANI et. al., 2013; PEREIRA, 2001).
O simbolismo do cabelo representa o individualismo do sujeito diante da sociedade, é o que o torna um destaque de valorização para o coletivo. Entre as características físicas de um cidadão, o cabelo é o elemento mais heterogêneo, podendo traduzir a personalização entre aspectos políticos, culturais, etários e religiosos (MULINARI-BRENNER, 2012).
Cabelos longos possuem significados distintos para algumas religiões, podendo simbolizar a força e o poder perante alguns povos. Entretanto, do ponto de vista de outras comunidades religiosas, se desprender desse valioso atributo estético através do ato de raspar os cabelos simboliza a renúncia dos apegos materiais e vaidades, é um sinal de abnegação (BORELLI, 2007).
O estilo capilar está ditando padrões de beleza, sendo este associada à moda e à sedução. Os acontecimentos que cercam a queda dos cabelos, constantemente são capazes de interferir nos convívios interpessoais, podendo ocasionar transtornos psicossociais acarretando em sofrimento e ansiedade para os acometidos (VOGT, McELWEE e BLUME-PEYTAVI, 2008).
Visando a perspectiva estética, cabelos e sobrancelhas são de extrema importância, já que concedem forma e enriquecem a harmonia facial. No entanto, a alopecia, patologia caracterizada pela ausência ou perda dos pelos e cabelos, pode acometer indivíduos por inúmeras causas e com distintas apresentações clínicas – aqui vc pode utilizar como base para fazer uma breve descrição sobre o que é alopecia lá na introdução (MANOEL, PAOLILLO e BAGNATO, 2014; CAVALCANTI, 2015).
Segundo Azulay (2004), calcula-se que o comprimento dos fios de cabelo atinja um crescimento aproximado de 10 mm por mês e que um couro cabeludo saudável contenha em torno de 100.000 a 150.000 fios, considerando-se normal uma queda diária de 60 a 100 fios, pois cada um deles tem o seu ciclo de crescimento individual.
Pinheiro et al. (2013) descrevem que a proteção e a excreção de compostos indesejáveis são as principais funções dos fios de cabelo. Robbins (2000) cita que os pelos são estruturas anexas da pele, que atuam como barreira na proteção mecânica e das radiações ultravioletas, na regularização das trocas hídricas e térmicas, e nas percepções táteis.
A atividade do folículo piloso e seu ciclo são características do complexo processo do crescimento capilar. Para que os fios cresçam saudáveis e o ciclo capilar se mantenha dentro da normalidade, o folículo piloso necessita de um equilíbrio fisiológico no decorrer da fase anágena hiperproliferativa. O estresse, doenças e deficiências nutricionais são os principais fatores associados à queda do cabelo, pois podem cessar a atividade da raiz capilar, limitando a fase de crescimento e induzindo que um grande número de folículos passe da fase anágena para a telógena causando um desequilíbrio no ciclo de crescimento. Considera-se o início da alopecia, quando ao final da fase telógena o folículo não produzir mais fios de cabelo, isto é, não retornar ao começo da fase anágena (PEREIRA et al., 2008).
...