O OMBRO FOI EXAMINADO NO PLANO FRONTAL ANTERIOR
Por: wellington.lima • 20/5/2020 • Resenha • 690 Palavras (3 Páginas) • 245 Visualizações
Anamnese
Nome: B.S.L Data da Avaliação: 12/01/2019
Nacionalidade: Brasileiro Peso: 65kg Altura: 1,70
Gênero: Masculino Data de Nascimento: 20/03/1955
Caso Clinico:
Paciente de 65 anos, trabalha em pintura de apartamentos, relata não estar conseguindo exercer suas funções por intermédio de dores no braço direito, foi diagnosticado com tendinite supra espinhal, o mesmo precisou parar com suas ativadas funcionais por ter dificuldades como, por exemplo, vestir a camisa, coçar as costas, lavar o cabelo e realizar movimentos de pintura. Além disso, apresentava um quadro álgico exacerbado nos ombros, principalmente o direito, o que influenciava na qualidade do sono devido às mudanças de decúbito no período noturno. A dor teve início nos ombros, no entanto, o paciente relatou que algumas vezes irradiou para os braços.
[pic 1]
Exame Físico:
O ombro foi examinado no plano frontal anterior, posterior e plano sagital (esquerdo e direito);
Plano Frontal Posterior: Observamos os pontos de referência ósseos, incluindo a coluna torácica, a escápula, a articulação acrômio clavicular e as estruturas de tecidos moles, incluindo a parte superior do músculo trapézio, músculos supra espinal, infraespinal, redondo maior e menor e deltoide; e também a posição da escápula.
Foi feito a palpação das estruturas e referências ósseas, palpamos os tendões do manguito rotador, além do tendão porção longa do bíceps braquial.
E identificamos limitações na amplitude de movimento articular, onde foi realizado um teste goniométrico específico, para se obter um quadro das restrições, estabilizando e registrando das limitações.
Diagnóstico Fisioterapêutico:
Para confirmar os músculos acometidos pela tendinite, foram realizados os seguintes testes específicos:
- Teste de queda do braço: Ombros abduzidos a 90º; fisioterapeuta solicita ao paciente baixar o braço lentamente. Nesse teste o paciente não conseguiu fazer a abdução do ombro (D), indicando uma lesão do supra-espinhal
- Teste de Yergason: O paciente deverá estar com o braço em posição neutra e com o cotovelo fletido a 90°, é solicitado supinação ativa do paciente contra resistência e faz rotação externa passiva simultânea do ombro. Paciente queixou-se de dor, indicando tendinite na cabeça longa do bíceps.
- Teste de Apley: Avalia a tendinite no manguito rotador através do estiramento do manguito e da bolsa subacromial, obtida pela rotação externa e abdução do ombro. Pede-se para o paciente alcançar, por trás da cabeça, o angulo médio superior da escapula contralateral.
Objetivos terapêuticos a curto, médio e longo prazo:
- Objetivo a curto prazo, eliminar quadro Álgico - O Paciente deve aplicar uma bolsa de gelo na região 1x ao dia e fazer o ultrassom pulsátil 2x na semana durante 10 dias. (uso de gelo e ultrassom terapêutico)
- Objetivo a médio prazo, Cicatrização do tendão - O paciente deverá fazer o tratamento 3x na semana durante 20 dias com o ultrassom contínuo. (uso do ultrassom terapêutico)
- Objetivo a longo prazo, ganho de amplitude de movimento- paciente em decúbito dorsal e com o cotovelo fletido a 90°, o fisioterapeuta deve posicionar o a mão sobre o úmero realizando assim o deslizamento posterior para ganho de flexão. Paciente em decúbito dorsal, mão de mobilização do fisioterapeuta na região do úmero e mão distal entre cama e o braço do paciente, realizando assim um deslizamento anterior do úmero para ganho de extensão.
Alunos: Gabriel Amorim: (2019100913)
Marcella Mazzei (2018100583)
Vaniely Santana (2018200453)
Wellington Lima (2018200570)
CATETE/NOITE
...