Resumo Neurologia Controle Motor
Por: Laiscb • 17/6/2020 • Relatório de pesquisa • 4.106 Palavras (17 Páginas) • 349 Visualizações
Controle Motor
O movimento parte de duas situações, sendo essas:[pic 1]
-Movimento voluntário: contração muscular Cérebro Cognição[pic 2]
Ação voluntaria Córtex Execução[pic 3]
Sintomas/Sequelas
-Movimento automático: postura e transição subcortical (tronco encefálico, núcleos de base, diencéfalo, corpo caloso, cerebelo[pic 4][pic 5]
Sintomas/Sequelas
-Para o movimento automático melhorar isso deve ser trabalhado por repetições, mas deve ser iniciado com o trabalho das posturas e depois melhora as transições
Tônus muscular baixo = contração fraca
Paciente hipotônico= contração fraca, e hipertônico a contração dependerá do grau do tônus muscular.
- Se tem lesão no córtex, paciente terá dificuldades no movimento voluntário; lesão subcortical a dificuldade será no automatismo, lesão neuromuscular (nervo) não consegue executar movimento.
Aprendizagem Motora- Habilidades- Executar tarefas: Força, resistência, propriocepção, equilíbrio, sensorial e trocas posturais.
Área 4,6- coroa radiada-capsula interna- mesencéfalo- ponte- bulbo- cruza e vai para o lado contrario da medula- realiza sinapse com o nervo e realizará tarefas.
Lobo frontal é responsável pelo planejamento do movimento voluntário, nesse está presente as vias piramidais e está presente também o mediador químico glutamato (excitatório), esse mediador precisa de receptores para ligar, existindo então 3:
MGW: Memória , comportamento, aprendizagem
AMPA:Memória , comportamento, aprendizagem
NMDA: Movimento Voluntário- esse ativa as vias piramidais.
Para ativar o NMDA, é necessário realizar qualquer movimento ativo (movimento voluntário) NÃO DEVE REALIZAR MOVIMENTOS PASSIVOS EM LESOES DE CORTEX
Com o movimento voluntário, ativando o NMDA, irá aumentar a quantidade de glutamato, esse ligará em receptores, consequentemente melhorando o movimento, memória e comportamento.
Mov. Voluntário associado a posturais irá ativar região subcortical . Ex: paciente de pé e levanta a perna,
No movimento automático (involuntário) a via GAMA é responsável por controlar o tônus (postura), esse se liga no fuso muscular.- Intra(responsável pelo tônus muscular) e extra fusais( responsável pela contração voluntaria)
O gama se ligara ao intrafusais – Via Ia e II- ativa alfa fasico e tônico que se liga no extrafusais, e desses acontecerá a contração muscular voluntária.
Tônus- musculatura anti-gravitacional- contração involuntária
(Gastrocnemio, reto femoral, ilipsoas, glúteo máximo e médio, abdome, eretores da coluna, músculos espinais da cervical, bíceps braquial, flexores do punho)
A via gama não irá recrutar todas as células musculares, apenas o suficiente para manter na posição antigravitacional.
Na musculatura que está sendo ativada na posição antigravitacional, essas irão gastar todo o ATP que possui, quando acaba o ATP desses a musculatura que estava em repouso é ativada- CICLO DE ATP
Quando tem hipertonia não ocorre o ciclo de ATP, gerando uma fadiga muscular, para melhorar esse ciclo deve ser trabalho resistência (Baixa Carga, alta repetição)- A melhor postura para trabalhar resistência é em pé.
O extra fusais que é responsável pela contração voluntário, irá ativar via Ia e alfa fásico que recruta mais fibras musculares para realizar movimento voluntário,se esse não funciona devido a uma hipertonia grave deve adequar o tônus(diminuir a hiperatividade do gama).
E ENMS e cocontração, plataforma vibratória irá auxilia na ativação do alfa afim da realização do movimento voluntario.
MELHORAR TÔNUS DEPOIS ATIVAR ALFA
Subcortical
[pic 6]
Essa região é inibitória, logo os mediadores que se sobressaem nesse são: serotonina, Gaba, dopamina. [pic 7]
Todo exercício que realizado deve ativar/melhorar postura.
Tablado- ativação muscular- ativa alfa
Trabalho de postura sentado/ de pé- região subcortical,
Sensorial:
Qualquer movimento realizado deve ter estimulo sensorial, para isso é necessário interagir a esse estimulo( entender o estimulo que está recebendo)
Se divide em duas situações:
1-Central: Nesse tem dois, visão e audição, ativa região occipital e temporal, esses lobos processam a informação para ativar o lobo Frontal.
2- Periférico: É a parte de sensibilidade
- Superficial: Tato e pressão- trato espino talâmico anterior
Através dos manuseios é possível: inibir(hipertonia- ativar OTG), estimular (gerar contração), facilitar (ativação- provocar estiramento do fuso para recrutar fibras musculares).
Esses meios favorecem a sensibilidade profunda
-Profunda- propriocepção(Ativação do fuso e do OTG, a informação gerada por isso vai para lobo parietal, nas áreas 3,2,1, 5 e 7) -Gracil e Cuneiforme (se localizam na medula)
Essas informações recebidas irão para o corpo caloso, esse é responsável por distribuir as informações.
Ativa o corpo caloso quando se tem referencia- cria um foco no exercício.
Além de criar foco, o exercício deve ter intensidade, volume(carga) e repetição.
O corpo caloso envia a informação para o lado Direito ou Esquerdo.
Hemisfério Direito é responsável pela noção espacial, parte corporal. Hemisfério Esquerdo é responsável pela memorização, cognitivo.[pic 8]
Avaliação Neuro-adulto
[pic 9]
Na avaliação é preciso ter:
História: Quando? Horário? Resgate/ tempo? Internação/ quanto tempo? Cirurgias
...