Resumo sobre Controle de Poço de Petróelo e Gás - Fundamentação Legal
Por: amauri dos santos mascarenhas mascarenhas • 6/4/2020 • Resenha • 952 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
Controle de Poço
Estabelece os requisitos técnicos e as práticas recomendadas para prevenção e controle de poço de petróleo nas operações de perfuração, completação, intervenção (“workover”), avaliação e abandono de poço e define diretrizes de segurança de poço para as equipes e para o sistema de equipamentos de controle de poço no âmbito das operações de poços de qualquer companhia.
Todo e qualquer processo de controle de poço se inicia antes de propriamente, do início a execução da exploração de poço de petróleo e gás. A iniciação e concepção do processo requer conhecer a formação geologia (prognóstico, localizações, profundidades vs temperaturas, dentre outros) e seus parâmetros a qual será submetida nas operações, normalmente descritos dentro do programa do poço, também deve-se conhecer requisitos legais a serem aplicados, capacidades, habilidades e competências de toda a equipe envolvida, descritos dentro do contrato de concessão e/ou dentro de documentos de correleção (Bridging Document). No âmbito de controle de poço, requer necessariamente e como atendimento legal a elaboração do manual, procedimento e/ou padrão de poço por uma equipe multidisciplinar onde será abordada em capítulos diversos pontos importantes, tais como:
- Autoridades de Responsabilidades;
- Exercícios de simulados de kick (comunicação, fechamento de poço, controle, kick em manobras e perfuração, amortecimento de poço, dentre outros)
- Gerenciamento de integridade de poço (ciclo de vida do projeto, Conjunto Solidários de Barreiras - CSB permanentes e independentes);
- Critérios de segurança de poço para as equipes (Capacitação e habilitação para controle de poço – Wellcontrol IADC)
- Projeto do poço;
- Critérios operacionais por fase do poço, na cimentação, na perfilagem, no teste de formação, teste de integridade (FIT e LOT);
- Equipamentos do sistema de controle de poço e seus conjuntos (equipamentos principais e auxiliares);
- Método de fechamento de controle de poço e seus meios de registros;
- Possíveis causas e indícios para detecção de kick;
Quanto a requisitos legais, mais usual e conhecimento no mercado encontra-se:
- SGIP – Nº 046/2016, regulamento baseado em metas, onde contempla 17 práticas de gestão todas voltadas com cunho ao controle de poço, visando: Garantia da integridade dos poços durante as fases do seu ciclo de vida e Proteção da vida humana e de meio ambiente. Dentre o universo de práticas, avalio como principais requerimentos:
- PG-03: Gestão de Competências: Programa de Treinamento: Os níveis dos treinamentos referentes ao controle de poço devem ser definidos com base nas responsabilidades da função quanto à integridade de poços.
- PG-04 : Fatores Humanos: Deve ser implementado treinamento de Habilidades Não-Técnicas relacionadas ao gerenciamento de integridade de poços.
- PG-05: Gestão de Contratadas: Brigding Document: Estabelece o alinhamento entre a documentação, equipamentos e materiais relativos ao gerenciamento da integridade de poços utilizados pela Operadora e pelas Contratadas.
- PG-06: Monitoramento e Melhoria Contínua do Desempenho: Devem ser desenvolvidos Indicadores de Performance (KPIs) proativos e reativos específicos ao gerenciamento da integridade de poços, mais que os KPIs padrão.
- PG-08: Gestão da Informação e Documentação: Documentação de Entrega de Poço: Apresenta informações relacionadas à integridade de poços durante todas as etapas de seu ciclo de vida.
- PG-09: Incidentes: Estabelece que falhas no Conjunto Solidário de Barreiras (CSB) e/ou desvios operacionais devem ser registrados como Incidentes e investigados.
- SGSO – Nº 043/2007, embora seja obrigatório apenas para unidades offshore, sua adoção é recomendada para unidades onshore, por ser baseado em boas práticas operacionais, o ganho em atendê-lo é mais que regulatório. A sua implementação visa a Segurança operacional das instalações de perfuração e produção de O&G e a Proteção da vida humana e de meio ambiente, que possui em sua totalidade uma correlação direta com controle de poço. Como ponto focal a este regulamento, abordo a relação entre as práticas de gestão:
- a relação direta para controle de poço, nas praticas de gestão 01, 02, 03 e 04, onde trás como principal necessidade o fatores de conhecimentos, habilidade e competências técnicos e não técnicos de toda força de trabalho envolvida neste processo operacional e compromisso na segurança e responsabilidade em manter e prover a integridade e segurança operacional.
- o envolvimento que as praticas de gestão 07, 09, 12, 13, 14 e 16 em torno da pratica de gestão 06, que trata dentro do ciclo de vida do projeto os desempenhos eficientes e eficazes do sistema de segurança operacional, quanto a monitoramento e melhoria continua dos seus respectivos desempenhos.
...