Etiologia das afasias na fonoaudióloga
Por: biancahuf • 14/9/2015 • Abstract • 423 Palavras (2 Páginas) • 853 Visualizações
1- O que é afasia?
R: Afasia é uma patologia que acomete a linguagem devido a um dano cerebral que acarreta alterações de âmbito social, pessoal e profissional nos indivíduos que a possuem. Refere-se a um transtorno de linguagem, incluindo diversas combinações de comprometimentos na capacidade de produzir espontaneamente, compreender e repetir a fala, assim como defeitos na capacidade de ler e escrever.
2- Etiologia das afasias.
R: A maioria dos casos de afasia se deve a isquemia na distribuição da ACM (artéria cerebral média).
Afasia pode ser causada por:
- Acidente Vascular Cerebral;
- Tumor Cerebral;
- Traumatismo Crânio-Encefálico;
- Doenças Neurológicas;
- Situações Afins.
3- Classifique e explique os tipos de afasia, incluindo a área de comprometimento e características.
R: Afasia de Wernicke A Afasia de Wernicke , também conhecida por afasia sensorial, é uma alteração na linguagem oral e escrita, não havendo uma comunicação com muita precisão em seu discurso ( logorréia, parafasias) pois as palavras expressas são referidas como sopa de letras, sem ordem e confusas. Esta doença é ocasionada por uma lesão na primeira circunvolução temporal esquerda. Grave déficit de compreensão.
Afasia de Broca A lesão envolve áreas perissilvianas anteriores da fala na região FIP. A Afasia de Broca, também conhecida por afasia motora, ou seja não fluente, caracteriza-se por grande dificuldade de expressão de fala, agramática (ex: fala telegráfica) e deve-se a uma lesão na 3ª circunvolução esquerda. A articulação das palavras encontra-se alteradas (apraxia ou disartria de fala) e são frequentemente interrompidas por algumas sem sentido (estereotipia). Quanto à linguagem escrita, encontra-se lenta, entrecortada por paradas com omissão das formas gramaticais (troca de letras semelhantes, mudanças, superposição).
Afasia Global Grande lesão em todo o centro perissilviano da linguagem ou lesões separadas tanto na região FIP quanto na região TSP. Há grande déficit de compreensão e expressão oral, fala não fluente, incapacidade de nomear e repetir, possível presença de mutismo. Em geral ocorre devido a uma oclusão da carótida interna ou da ACM proximal.
Afasia de Condução Lesão que interrompe a condução de impulsos entre as áreas de Broca e Wernicke (fascículo arqueado). A lesão situa-se mais comumente na substância branca profunda na região do giro supra-marginal e envolve o fascículo arqueado e outros tratos de fibras que se dirigem das áreas da linguagem anteriores para posteriores. Constitui umas das síndromes de desconexão, ocorre devido a uma oclusão embólica de um ramo terminal da ACM, leve déficit de compreensão oral, anomia, etc.
Afasia Transcortical São aquelas que a área perissilviana da linguagem é preservada, mas esta desconectada do restante do cérebro. Deve-se a um infarto na linha divisória (zona marginal).
...