Doença De Huntington
Ensaios: Doença De Huntington. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BethaniaMA • 3/10/2014 • 247 Palavras (1 Páginas) • 340 Visualizações
Ela foi descrita pelo medico Dr George Huntington em 1872 que devido
os movimentos involuntários que apresentava foi denominada Coreia de Huntington, coreia em grego significa “dança”, caracterizando o sintoma.
A DH é uma grave doença neurodegenerativa progressiva com transmissão autossômica dominante, afeta mais comumente os gânglios de base do córtex cerebral; ela traz danos ao paciente tanto no âmbito emocional quanto no comportamental e físico.
Ela ocorre devido uma mutação que ocorre no gene IT-15 do cromossomo 4p 16.3 que leva a uma repetição de nucleotídeos.
Estes trinucleotideos CAG que codifica o aminoácido glutamina, que poderiam denominar, por exemplo, a cor dos olhos, sofre uma mutação, onde em um individuo normal as repetições seriam de 6-35, na Doença de Huntington a repetição ultrapassa 36.
Na DH ocorre a apoptose das células do SNC, mais especificamente dos núcleos de base, causando a degeneração principalmente do corpo estriado (putâme e caudado). Há hipóteses que esta apoptose ocorra devido a uma diminuição da perfusão sanguínea, diminuição da atividade metabólica com aumento da concentração de lactato, disfunção de complexos enzimáticos mitocondriais, acumulo de ferro e exitotoxicidade por desinibição de estímulos glutamatérgicos cortico estriais. Atuando de modo sinérgico o ferro e a exitotoxicidade medida pelo glutamato possivelmente aumento o estresse oxidativo no estriado.
Esta doença acomete de 5-10 pessoas em 100.000. Não existem dados concretos quanto a pessoas portadoras de DH no Brasil, porem países como os EUA, onde se estima que exista no mínimo 35.000 pessoas com DH e 125.000 pessoas com risco de herda-la.
...