A Cozinha Raiz Brasileira
Por: Leo Ribeiro • 1/6/2019 • Dissertação • 617 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
) Como preservar a cozinha de raiz brasileira mediante as mudanças e avanços apresentados?
b) Com o passar do tempo e com as novas práticas alimentares, a identidade do povo brasileiro permanecerá a mesma que se conhece atualmente?
c) Apresente uma atitude que os profissionais da gastronomia devem ter perante a sociedade, a fim de preservar a cozinha brasileira de origem
a) Elaborando cardápios combinando a comida de raiz com a alta gastronomia.
b) Com relação a práticas alimentares depende muito de região para região, comida é cultura, então acredito que a base sempre será a mesma.Mas é claro que sempre irá existir inovações.
c) Elaborar pratos da cozinha brasileira com requinte, técnicas, amor e sofisticação.
Independente de qualquer avanço que a gastronomia sofra a cozinha brasileira de raiz deve ser preservada, buscando sempre aprender todos os seus segredos e bota-los em pratica. Deve-se pedir para os mais experientes que possam passar seus conhecimentos adiante.
Não, a identidade do povo brasileiro não permanecera a mesma pois ela sofre mudanças frequentemente.
Todo profissional de gastronomia começa com sua cozinha de origem pois dali e que ele começa a montar uma identidade própria sendo assim para preservar a tal ele deve sempre cultivar algo que seja importante para si mesmo. Deve sempre lembrar de suas raizes, cultivar seus conhecimentos, e aprimorar cada vez mais a nossa cozinha sem deixar suas origem ocultas.
A- A cozinha de raiz não pode ser esquecida nunca, pois é dela que podemos entender toda a história gastronômica, dar valor em todo o processo alimentício gastronômico , devem sempre valorizar as raízes, e que os chefs possam sempre estar criando pratos relacionados a tudo que foi iniciado na cozinha indígena.
b- Lógico que não , as novas gerações não terão em memória toda essa história fantástica de uma cozinha rica em sabores direto da terra. Isso é uma perda de cultura.
c- As faculdades deveriam ter em sua grade curricular uma matéria prática que toda turma em um período determinado deveria ter um projeto de plantio, para valorizar e identificar a diferença de produtos frescos, e desse plantio deveriam apresentar um prato pronto, assim o conhecimento do processo dos insumos até chegar a mesa nunca seria esquecido. Congressos e palestras também iria contribuir muito. Os governos deveriam valorizar mais o produtor rural, pois é através dele que o produto chega até a cidade e à nossa mesa. Deveria ter projetos incentivando o plantio para que isso seja passado de pai para filho
“as características alimentares e nutricionais de uma população, incluindo peculiaridades de sua estrutura culinária, de modo a permitir identificar tais características como parte da cultura de um povo ou nação”. Segundo Garcia (2001)
A cozinha Brasileira de raiz ela é muito rica em diversidade e temos também uma linda história dos nossos antepassados, Independente de qualquer avanço que a gastronomia sofra, a cozinha de raiz não pode ser esquecida nunca. Devemos elaborar cardápios combinando a comida de raiz com a alta gastronomia, além de ser melhor, fica mais barato, pois temos os ingredientes naturais da nossa terra.
...