TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Decomposição dos Alimentos

Por:   •  11/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO – UEMANET CURSO TECNOLOGIA EM ALIMENTOS[pic 1]

AIRTON CASTROU DUARTE

RELATÓRIO: Decomposição dos alimentos

SÃO LUÍS

2018

Airton Castro Duarte

RELATÓRIO: Decomposição dos alimentos

Relatório        apresentada        como        requisito        à

obtenção de nota no curso de graduação em

Tecnologia em Alimentos – Polo São Luis,

Modalidade        de        Ensino        a        Distância,        da

Universidade        Estadual        do        Maranhão        

UEMA – Campus Paulo VI..

Tutor (a): Adriana Rocha da Piedade

SÃO LUÍS

2018


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        9

2        PROBLEMÁTICA        10

3        OBJETIVOS        10

3.1        OBJETIVOS GERAIS        10

3.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        10

4        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        11

4.1        MATÉRIAS        11

4.2        PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS        11

5        RESULTADOS E DISCUSSÕES        11

6        CONCLUSÃO        17

7        REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA        17

8


1. INTRODUÇ ÃO

Microrganismo são organismos compostos por uma única célula e que não podem ser vistos a olho nu, sendo visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. O conhecimento deste tipo de vida se deu graças a descobertas ocorridas ao longo de muitos anos, onde o ápice destas descobertas ocorreu em 1878, quando Pasteur apresentou a "Teoria dos Germes", a partir daí, deu-se início a chamada Era Bacteriológica, a classe dos microorganismos inclui as bactérias, os fungos, os protozoários e virus.

Microrganismos estão presentes nos alimentos por diversos fatores e podem ser benéficos ou maléficos, quando forem patogênicos podem representar risco à saúde tanto no homem como em animais. A presença de microrganismos nos alimentos pode indicar a qualidade dos alimentos que são facilmente contaminados devidos seu armazenamento, manipulação ou processamento de forma não adequada. Caso haja contaminados certos tipos de microrganismos em condições favoráveis podem prolifera e alterar as características químicas e físicas dos alimentos, e ainda, acelerar a deteorização do alimento que consumido pode ocasionar intoxicação alimentar e infecção transmitida através dos alimentos contaminados.

9


2. PROBLEMÁTICA

Os microrganismos estão em todos os lugares, na agua, no ar e em especial no solo, a maioria deterioram os alimentos e causam doenças ao ser consumido. Segundo a OMS (2015), "Os dados mostram que, em 2010, ocorreram pelo menos 582 milhões de casos de 22 tipos de doenças de origem alimentar, além de 351 mil óbitos associados a esse tipo de problema. Os agentes responsáveis pela maioria das mortes são a bactéria salmonella (52 mil mortes), a bactéria E.coli (37 mil mortes) – a Escherichia Coli, que habita normalmente o intestino humano e o de alguns animais – e o norovírus (35 mil mortes)." Quais fatores influenciam a proliferação desses microrganimos? Como evitar a contaminação? Quais os melhores lugares para o armazenamento?

3. OBJETIVOS:

3.1 Objetivos Gerais

Esse relatório tem como finalidade demonstrar de forma prática a decomposição dos alimentos ocasionados por microrganismos como os fungos e bactérias, que modificam a qualidade dos alimentos.

3.2 Objetivos Específicos:

  • Demonstrar a deterioração nos alimentos de forma simples e pratica em diferentes tipos de armazenamento e temperatura;

  • Identificar fenômenos químicos envolvidos no processo de deteorização de alimentos;
  • Identificar as condições mais favoráveis para conservar alimentos;
  • Identificar os microrganismos que afetaram os alimentos utilizados (presuntos e pão).

10


  1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

4.1 Matérias                

  • Pão

  • Presunto
  • Sacos de amostragem

4.2 Preparações das Amostras

Às 14h28` do dia 12 de março de 2018, pegou-se três amostras de presunto e três amostras de pão, colocou-se separadamente em sacos 4 amostras (duas amostras de cada), logo em seguida, fechou-se os sacos e armazenou-se duas amostras (uma de cada) dentro da geladeira com temperatura de 8°C, e as outras duas amostras foram armazenado em temperatura ambiente em local fresco, e por último, as amostra de pão e presunto restante foi deixada fora do saco ao ar livre em temperatura ambiente e local fresco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (519.8 Kb)   docx (375.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com