A Educação em Saúde
Por: bruna.medina • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.332 Palavras (6 Páginas) • 487 Visualizações
Universidade Católica Dom Bosco[pic 1][pic 2]
Instituição Universitária Salesiana
Curso de Nutrição
Projetos:
Adolescentes, Adultos e Idosos
CAMPO GRANDE – MS
2015
Hábitos saudáveis que ajudam os adolescentes a terem uma boa alimentação
Introdução
A adolescência que vai dos 10 aos 19 anos de idade, é um período muito especial da vida e de extrema importância pois, muitos dos hábitos adquiridos nesta fase serão decisivos para a idade adulta. Adolescentes bem alimentados provavelmente serão adultos saudáveis. Trata- se de uma fase “conturbada”, já que nesta fase entram em jogo as preocupações excessivas com o peso e a estética. Cabe aos pais muita conversa e conhecimento dos hábitos e escolhas dos filhos.
Justificativa
O tema abordado foi escolhido com o proposito de mudar os hábitos alimentares dos adolescentes, pois é nessa fase que o corpo começa a modificar-se e os hábitos alimentares começam a ser feitos de maneira incorreta. Nessa fase, seu corpo passa por várias mudanças (o corpo de uma criança vai se transformar no corpo de um adulto). Portanto é preciso alimentar-se bem, de forma nutritiva e equilibrada, garantindo bom desenvolvimento físico e intelectual.
Metodologia
1º Momento:
A ideia inicial seria umas brincadeiras dinâmicas sobre a alimentação, tais como:
- Caça palavras das frutinhas
- Jogo dos 7 erros da pirâmide alimentar, ( escolher a pirâmide certa)
- Cruzadinha das verduras, frutas e alimentos.
- Charadas e quem acerta ganha o alimento como “premio”.
- Jogo da horta.
2º Momento:
- Vídeos educativos sobre alimentação saudável.
- Palestras sobre alimentos e suas propriedades nutricionais.
- Rodas de conversas, nessa hora os adolescentes iriam falar dos seus hábitos alimentares, sobre o que tem mais dificuldade para mudar no habito alimentar, e os nutricionistas iriam dar dicas importantes.
3º Momento:
- Iriam tirar duvidas sobre os vários tipos de métodos que foram utilizados para os adolescentes entenderem a importância de um bom habito alimentar.
- Por fim colocaríamos os 10 passos para uma vida saudável.
01- Procure comer frutas, verduras e legumes variados todos os dias, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
02- É importante comer feijão uma vez por dia e, no mínimo, quatro vezes por semana.
03- Tente evitar os alimentos gordurosos e as frituras, como: carne com gordura visível, salsicha, hambúrguer, mortadela, salgadinhos, biscoitos recheados etc.
04- Evite "beliscar" entre as refeições. Não substitua as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) por lanches. Quando comer sanduíches, não escolha aqueles com porção dobrada de carne, ovo ou queijo, aproveitando para caprichar na salada.
05- Procure fazer as refeições com calma, em ambiente tranquilo, longe de televisão, jogos eletrônicos etc.
06- É importante fazer três refeições principais e dois lanches por dia, sem pular nenhuma delas, procurando mastigar bem os alimentos.
07- Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos, principalmente os recheados e outros alimentos ricos em açúcar.
08- Diminua o consumo de sal. Cuidado com a batata frita de pacote e os biscoitos salgados.
09- Procure trocar seu refrigerante por suco de fruta natural ou água. Bebendo de seis a oito copos de água por dia, você conseguirá garantir uma boa hidratação, mas evite tomá-los durante as refeições.
10- Mexa-se! Ser ativo é se movimentar! Evite ficar parado. Caminhe pelo seu bairro, corra, dance, ande de bicicleta, faça esportes. Não passe muitas horas assistindo TV.
“Para se ter uma alimentação saudável, equilibrada e saborosa é importante que no dia-a-dia sejam feitas refeições naturalmente bem coloridas e variadas com base nos grupos alimentares, assim ficará mais fácil para você garantir a presença dos vários nutrientes necessários para uma boa saúde.”
Verificação
A ideia foi bem recebida pelos adolescentes que participaram de todas atividades e no final entenderam toda a dinâmica e importância do projeto.
Referencias
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/adolescente/
http://www.alimentacaodoadolescente /biblioteca/dados/
Criando hábitos saudáveis em adultos
Introdução
A obesidade vem crescendo aceleradamente, consequentemente aumenta à prevalência de doenças crônicas, entre as principais causas destas doenças está à alimentação inadequada e o sedentarismo. Devido à pressão do trabalho os adultos acabam tendo uma má alimentação, pois existe uma falta de tempo para manter uma rotina saudável. A consequência de todo este desleixo tem um impacto enorme sobre a vida dos adultos.
A obesidade pode ser definida como uma doença crônico-degenerativa, de evolução lenta e contínua, de causas incertas e múltiplas, desencadeante de diversas outras enfermidades, dentre elas estão às doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, doenças renais, diabetes, dislipidemias, insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca congestiva, gota e câncer, entre outras.
Justificativa
Pois nesta etapa da vida que surgem inúmeros problemas de saúde e consequentemente morbidade e mortalidade, por problemas desencadeados ou agravados pelo acúmulo indevido de gordura e uma alimentação incorreta.
...