Bromatologia
Por: Beatriz Araújo • 18/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.080 Palavras (5 Páginas) • 1.915 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Em análise de alimentos, é de suma importância a determinação de um componente específico do alimento como é o caso da determinação do pH e acidez. Ela pode ter diferentes finalidades, como: avaliação nutricional de um produto; controle de qualidade do alimento; desenvolvimento de novos produtos e a monitoração da legislação. (CONNEPI, 2012)
Um elevado índice de acidez indica que o óleo ou gordura está sofrendo quebras em sua cadeia lipídica, liberando seus constituintes principais (ácidos graxos), por isso, o cálculo deste índice é de extrema importância na avaliação do estado de deterioração de alimentos que contenham lipídios em sua composição. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2009)
O índice de acidez corresponde à quantidade em mg de hidróxido de sódio (NaOH) necessária para neutralizar os ácidos graxos livres presentes em 1g de gordura. Quanto maior for o índice de acidez, maior volume de base será consumida. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, 2009)
A medida do potencial hidrogeniônico (pH) é importante para as determinações de deterioração do alimento com o crescimento de microrganismos, atividade das enzimas, retenção de sabor e odor de produtos, e escolha de embalagem. (MOLINARO; ETELCIA, M., 2009)
Os ácidos orgânicos presentes em alimentos influenciam o sabor, odor, cor, estabilidade e a manutenção de qualidade. A determinação da acidez total em alimentos é bastante importante tendo em vista que através dela, podem-se obter dados valiosos na apreciação do processamento e do estado de conservação dos alimentos. (RIOS; H, C, S. et al, 2013 )
A prática tem como objetivo encontrar o pH de uma amostra de suco de e Caju e suco de Manga a acidez de duas amostras de óleos, óleo de canola e óleo de milho.
2 METODOLOGIA:
A prática de determinação do pH do suco de caju e manga e a acidez do óleo de canola e de milho foi realizada no laboratório de Bioquímica dos alimentos e de Bromatologia do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí.
Para a prática foram utilizados os materiais: potenciômetro, bureta, erlenmeyer 125mL, proveta 50mL, becker 250mL, agitador magnético, imã, pipeta e pêra.
Reagentes usados na prática: solução tampão pH=4, solução tampão pH=7, fenolftaleína, NaOH 0,1 N (fator 1,0748) e álcool etílico (absoluto).
Determinação do ph no suco de caju: primeiramente o potenciômetro foi calibrado em temperatura ambiente; o eletrodo foi lavado com água destilada. O eletrodo então foi colocado na solução tampão de pH=7, lavado novamente e colocado na solução tampão de pH=4 e estabilizado o potenciômetro. Depois de estabilizado o equipamento o eletrodo é lavado e colocado para identificar o ph do suco de caju que estava dentro de um becker, o processo foi repetido três vezes e o mesmo procedimento ocorreu com o suco de manga.
Determinação da acidez no óleo de canola e milho: foram obtidos utilizando como método a titulação. Foi pipetado 5mL do óleo de canola e colocado no erlenmeyer depois foi adicionado 50mL de álcool etílico, foi colocado o NaOH 0,1 N na bureta. Depois foi colocado 5 gotas de fenolftaleína na mistura de óleo e álcool, e da inicio a titulação gota à gota onde foi observado a viragem de cor que ficou rósea. O mesmo procedimento foi aplicado no azeite de oliva onde a quantidade de NaOH utilizada foi de 1, 15mL para a viragem da cor que também ficou rósea.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES:
TABELA 1: Determinação do ph do suco de manga e caju e acidez do óleo de canola. Teresina, 2015.
Propriedades físicas | Média | Desvio padrão |
PH do suco de manga | 3,59 | 0,0057 |
Ph do suco de caju | 3,26 | 0,007 |
Acidez do óleo de canola | 0,191 | 0 |
Fonte: Universidade Federal do Piauí.
O grupo 1: ph do suco de manga. Foram feitas três repetições com resultados: 3,59, 3,58 e 3,59.
O grupo 2: ph do suco de caju 3,25. Foram feitas três repetições com resultados: 3,25, 3,25 e 3,27 Quantidade de NaOH 0,3 N usado no óleo de canola.
O pH, embora não seja regulamentado pela legislação brasileira, é de suma importância para a formulação das bebidas, uma vez que nunca deve ser superior a 4,5 visto que acima deste valor pode favorecer o crescimento do Clostridium botulinum (SILVA et. al., 2005)
O ph de suco de Caju e manga deram abaixo de 4,5 de acidez. A determinação do pH foi feita em triplicata dando um índice médio e desvio padrão contido na tabela 1. As amostras não sofreram grandes alterações de uma para outra, mostrando assim um valor constante à temperatura ambiente.
...