O CONSUMO ALIMENTAR x CÂNCER: UMA RELAÇÃO CADA VEZ MAIS EVIDENTE
Por: Monique Farias • 3/11/2020 • Trabalho acadêmico • 758 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
CONSUMO ALIMENTAR x CÂNCER: UMA RELAÇÃO CADA VEZ MAIS EVIDENTE
Somos o que comemos e manter uma dieta sustentável reforça nosso compromisso para com o meio ambiente. Esse tipo de alimentação saudável é rico em verduras, fomenta o consumo de produtos locais, gera menos resíduos e limita o consumo de carne e peixe para proteger a biodiversidade. Quase todos nos esforçamos por comer de forma saudável e equilibrada, mas sabemos como é que nossa dieta afeta o bem-estar social e a saúde do planeta? Muitos de nossos hábitos alimentares são deliciosos para o paladar, mas muito pouco sustentáveis para o meio ambiente, a economia e a realidade sociocultural dos países. A produção de alimentos deixa um sabor bastante amargo na natureza.
Os cálculos da Food and Agriculture Organization (FAO) assinalam que em 2050 seremos mais de 9.000 milhões de seres humanos no planeta e que vamos necessitar de produzir mais 60% de alimentos. Nossos mares também sofrem as consequências de uma dieta pouco responsável. A pesca em grande escala para satisfazer a procura de peixe provoca a degradação da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos. Nesse caso concreto, a FAO adverte que, até 2022, a produção mundial de peixe deverá aumentar 18% para satisfazer as necessidades dos consumidores. No campo, as explorações agrícolas e pecuárias lançam para os leitos produtos químicos que contaminam os oceanos e contribuem para a deterioração dos rios, dos lagos e das costas. A saúde é a outra grande danificada de nossa dieta. O sistema alimentar em vigor é prejudicial e doenças como a obesidade aparecem vinculadas ao consumo de produtos de origem animal, cereais refinados e açúcar.
O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL?
Alimentação sustentável é um conceito bem complexo que envolve muitos aspectos além da comida que está no prato, mas pode ser definido basicamente como uma alimentação que tem baixo impacto no meio ambiente e que tem uma relação positiva com a saúde.
QUAL O IMPACTO DE UMA DIETA RICA EM CARNE?
As carnes podem ser fontes valiosas de nutrientes, em particular proteínas, ferro, zinco e vitamina B12. O consumo de carne bovina é muito alto pelo brasileiro e representa cerca de 50% do impacto ambiental da nossa dieta. Além disso o consumo excessivo de carne vermelha e processada é causa comprovada ou provável de alguns tipos de câncer e doenças do coração. Segundo dados da OMS de 2012, esse tipo de câncer é o segundo mais diagnosticado em mulheres e o terceiro em homens no mundo.
POR QUE O ALTO CONSUMO DE CARNE É PREJUDICIAL À SAÚDE?
O consumo de carnes vermelhas como de boi, porco, cordeiro e bode, entre outras, se consumidas em grande quantidade, podem aumentar a chance de desenvolver câncer, pois quando consumidos em excesso podem facilitar o desenvolvimento de câncer no intestino (cólon e reto), uma vez que possuem grandes quantidades de ferro heme, nutriente essencial ao corpo, mas que, em excesso, pode ter efeito tóxico sobre as células.
QUANTO DE CARNE DEVO CONSUMIR?
Pessoas que comem carne vermelha regularmente devem consumir menos de 500g por semana, incluindo pouca ou nenhuma quantidade da versão processada. Deve-se limitar o consumo para 2 a 3 vezes por semana e reduzir o tamanho da porção.
POSSÍVEIS SUBSTITUIÇÕES...
Substituir por carne branca (aves e peixes), ovos, leguminosas (soja orgânica, feijão, lentilha, grão de bico), queijos magros, tofu. Para ajudar a prevenir diversos tipos de câncer deve ingerir regularmente 5 porções de frutas, verduras e legumes e 25g de fibras na dieta. Dar preferência a alimentos integrais. Para elaboração de sanduíches, em substituição aos embutidos, podem ser utilizados, por exemplo, pasta de grão de bico, pasta de soja, tofu, queijos magros, ovos, pasta de amendoim.
...