O ENRIQUECIMENTO DOS FARINÁCEOS COM ÁCIDO FÓLICO E FERRO E OS DESDOBRAMENTOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Por: j1983 • 31/7/2017 • Artigo • 3.174 Palavras (13 Páginas) • 340 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
ANDERSON SANTANA
BRENA TORRES
CAROLINNE MARQUES
DAMÁZIO VITÓRIO
LAURA GANDRA
JORGE EDUARDO
MAYRA LEAL
ARTIGO DE REVISÃO DE LITERATURA
O ENRIQUECIMENTO DOS FARINÁCEOS COM ÁCIDO FÓLICO E FERRO E OS DESDOBRAMENTOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Salvador, Ba
2014.1
O ENRIQUECIMENTO DOS FARINÁCEOS COM ÁCIDO FÓLICO E FERRO E OS DESDOBRAMENTOS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
1. Anderson Santana, 2. Brena Torres, 3. Carolinne Marques, 4. Damázio Vitório, 5. Jorge Eduardo, 6. Laura Gandra, 7. Mayra Leal.
Resumo
A utilização de farinhas enriquecidas com ácido fólico e ferro são de suma importância para a saúde nutricional da população brasileira. Analisando o panorama do perfil econômico e social da população, nota-se que, apesar da ausência de um levantamento criterioso, existe consenso na comunidade científica de que, a anemia ferropriva causada por deficiência de ferro no sangue e defeitos do tubo neural tem altas prevalências em todo o território nacional, atingindo principalmente as classes de baixa renda, por conta da alimentação. Portanto, o presente artigo tem como principal finalidade, demonstrar o quanto é relevante o uso de farináceos contendo ácido fólico e ferro no consumo diário do ser humano, principalmente em crianças e mulheres em idade fértil.
Descritores: Incremento da farinha de trigo; Legislação para o incremento da farinha de trigo; Ácido fólico e ferro nas farinhas de trigo e milho.
Abstract
The use of enriched flour with folic acid and iron are of paramount importance for the nutritional health of the population. Analyzing the landscape of social and economic profile of the population, we note that, despite the absence of a careful survey, there is consensus in the scientific community that iron deficiency anemia caused by iron deficiency in the blood and neural tube defects are highly prevalent throughout the national territory, affecting mainly the low income classes, because of the food. Therefore, this paper has as main purpose to show how relevant is the use of starches containing folic acid and iron in the daily consumption of human beings, especially in children and women of childbearing age.
Descriptors: Increased wheat flour; Legislation to increase the flour; Folic acid and iron in wheat flour and corn.
1. Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, (UFBA), Bahia, Brasil.
2. Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, (UFBA), Bahia, Brasil.
3. Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, (UFBA), Bahia, Brasil.
4. Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, (UFBA), Licenciado em
Ciências Biológicas (FTC), Técnico Agropecuário (IFBA), Bahia, Brasil.
5. Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, (UFBA), Técnico em
Polímeros (SENAI-CIMATEC), Técnico de Vigilância em Saúde (PROFOMAR), Bahia,
Brasil.
6. Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, (UFBA), Bela em Serviço
Social (UNIME), Graduanda em Saúde Pública (FTC), Técnica de enfermagem, Bahia,
Brasil.
7. Graduanda em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, (UFBA), Bahia, Brasil.
Introdução
Este artigo de revisão de literatura refere-se a “incrementação das farinhas de trigo e milho com ácido fólico e ferro”. Seu principal objetivo é esclarecer a relevância nutricional da adição desses importantes nutrientes na alimentação da população brasileira que possui singularidades tão específicas.
Os maiores benefícios são aferidos em crianças e mulheres em idade fértil, reduzindo os casos de anemia ferropriva e patologias decorrentes de má formação do tudo neural.
Diante da configuração do presente artigo, abordaremos contextos que afirmam a importância de tal atitude pública, do incremento dos farináceos, já que se trata de uma postura preventiva. Dessa forma reduzir-se- a custos aos cofres públicos com a medicalização e internamentos preveníveis.
A profilaxia, realizada através do emprego do ácido fólico e ferro na composição dos produtos industrializados, como é o caso dos pães, gênero alimentício amplamente utilizado em nosso país ratificou a real necessidade que se fazia ao combate de certos tipos de enfermidades.
Os grupos com maior vulnerabilidade são as crianças, vitimadas pela anemia ferropriva e as mulheres em idade fértil, pois, podem conceber crianças com inúmeras patologias relacionadas, dentre elas; demência, paralisia hidrocefalia, anencefalia, espinha bífida.
Entretanto, vale ressaltar a união de forças do governo, da comunidade científica e das equipes multidisciplinares, assim como, importância das indústrias do ramo alimentício que juntos desenvolveram ações em prol do melhoramento das composições nutricionais, a fim de suprir a carências nutrientes que outrora levavam a incapacidade e a morte.
Metodologia
A estratégia metodológica empregada foi o estudo de revisão bibliográfica relacionada ao tema. Os artigos selecionados foram publicados entre os anos de 2001 a 2009, através das bases de dados: BIREME/LILACS, SCIELO e PERIODICOS CAPES. Foram selecionados 4 artigos através dos descritores: Enriquecimento da farinha de trigo; Anemia ferropriva; Ácido fólico e ferro e a partir da leitura dos títulos e resumos dos mesmos. Com isso, estes procuram mostrar formas para solucionar ou minimizar os problemas na saúde brasileira com a falta de consumo de ferro e ácido fólico. Os artigos foram revisados e foram identificadas duas pesquisas onde constam os resultados obtidos em escolas de Salvador, BA e em Pelotas, RS. Foram consultadas também outras fontes de pesquisa (sites).
...