PRINCIPAIS CAUSAS E DOENÇAS RELACIONADAS À OBESIDADE DIAGNOSTICADAS EM ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR
Por: Fachim • 12/3/2019 • Projeto de pesquisa • 2.029 Palavras (9 Páginas) • 309 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA[pic 1]
OBESIDADE INFANTIL:
PRINCIPAIS CAUSAS E DOENÇAS RELACIONADAS À OBESIDADE DIAGNOSTICADAS EM ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR
CRISTIANE DE OLIVEIRA BOSCHIERO
FABIANA DO NASCIMENTO FACHIM
SÃO PAULO
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA[pic 2]
OBESIDADE INFANTIL:
PRINCIPAIS CAUSAS E DOENÇAS RELACIONADAS À OBESIDADE DIAGNOSTICADAS EM ALUNOS DE ESCOLA PARTICULAR
BOSCHIERO, C. O., Graduada em Administração de Empresas
FACHIM, F. N., Graduada em Administração de Empresas
SÃO PAULO
2018
Lista de imagens[pic 3]
Imagem 1: Porcentagem de crianças com obesidade e sobrepeso no mundo.........05
Imagem 2: Principais causas de morte no Brasil em 2013........................................06
Imagem 3: Ingestão de açúcar acumulada em um mês de consumo diário de refrigerante.................................................................................................................07
Imagem 4: Porcentagem de crianças com obesidade e sobrepeso no Brasil...........07
Sumário[pic 4]
1. Introdução 5
2. Justificativa 9
3. Objetivos 10
3.1.Objetivo Geral 10
3.2.Objetivos Específicos 10
4. Metodologia 11
5. Cronograma 12
6. Referências 13
Introdução
Antes da 2ª Guerra Mundial as pessoas preparavam sua comida, mas com o fim da guerra a tecnologia foi aplicada em outros grandes negócios, como a criação de eletrodomésticos e alimentos processados e ultra processados, o que trouxe muita praticidade na hora de preparar os alimentos, mas trouxe também diversos males que serão abordados nesse trabalho. Tudo isso teve origem nos Estados Unidos, porém espalhou-se como uma epidemia em todo o mundo (RENNER; ESTELA, 2012).
Para Oliver (2012), renomado chef de cozinha, a situação é tão grave, que hoje existe uma expectativa de que as nossas crianças vivam 10 anos menos que nós, devido ao ambiente alimentar que estamos construindo.
Podemos visualizar a gravidade da situação do número de crianças com obesidade e sobrepeso na figura Porcentagem de crianças com obesidade e sobrepeso no mundo (Imagem 1):
[pic 5]
Fonte: Vídeo Muito Além do Peso, 2011
A obesidade está relacionada com as maiores pandemias modernas, como por exemplo: diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, estresse e alguns tipos de câncer. Todas essas doenças têm na sua base o excesso de peso (AZEVEDO; RITA, 2015).
Segue gráfico Principais causas de7 morte no Brasil em 2013. Lembrando, que uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas ajudam a evitar, pelo menos, cinco delas (Imagem 2):
[pic 6]
Fonte: Revista Exame, Publicado em 17/06/2015
Segundo Andreoni (2012), quando falamos sobre obesidade infantil, os dados são ainda mais assustadores. A médica endocrinologista que trabalha na Universidade de São Paulo, relata que atendeu em seu consultório uma menina com apenas 9 anos de idade, mas que já possuía um diagnóstico igual ao de um adulto de 60 anos. A garota pesava 62kg e já apresentava diversas doenças relacionadas ao sobrepeso.
O consumo de açúcar excessivo é um dos agravantes da má alimentação, que contribui para a morte de 35 milhões de pessoas por ano no mundo. No Brasil, consumimos cerca de 51kg de açúcar por ano. São mais de 4kg por pessoa por mês (RENNER; ESTELA, 2012).
Só as bebidas açucaradas (refrigerantes e sucos industrializados), são responsáveis por um acréscimo de 250 kcal por dia. É fácil visualizar esse no consumo na figura Ingestão de açúcar acumulada em um mês de consumo diário de refrigerante (Imagem 3):
[pic 7]
Fonte: Vídeo Muito Além do Peso, 2011
Adultos e crianças sofrem diariamente com esses excessos, e os impactos na vida de uma criança obesa são avassaladores. A criança obesa tem muita vergonha, porque ela não tem como esconder o corpo, todo mundo vê que ela é gorda. Então ela tenta esconder sua gordura, disfarçar o que todo mundo enxerga, usando por exemplo, uma camiseta mais larga. A criança obesa se sente invisível, discriminada e triste com os apelidos que recebe. Tudo isso resulta em, além das doenças do sobrepeso, problemas com autoestima, depressão e ansiedade (RENNER; ESTELA, 2012).
No Brasil, uma a cada três crianças sofre com sobrepeso ou obesidade (Imagem 4):
[pic 8]
Fonte: IBGE 2008/2009
Para Matos (2012), médico endocrinologista, além dos problemas gerados devido à má alimentação, existem diversos outros problemas alarmantes ligados a obesidade, como o tempo que as crianças brasileiras passam na frente da televisão, a ausência da prática de atividades físicas e o abuso das campanhas publicitárias direcionadas para o público infantil.
Existe uma relação direta entre o número de horas de televisão e obesidade, confirmada por estudos, como mostra o Painel Nacional de Televisores, que aponta que crianças entre 4 e 11 anos, das classes ABC, passam em média 3 horas na escola e 5 horas em frente à TV (IBOPE, 2011).
...