Relatório de nutrição em saúde publica
Por: jacksonbrasil • 11/11/2024 • Relatório de pesquisa • 5.711 Palavras (23 Páginas) • 36 Visualizações
SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
CURSO SUPERIOR DE NUTRIÇÃO
RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO I: SAÚDE COLETIVA
JACKSON MACHADO BRASIL
JOINVILLE – JUNHO/2024
SOCIEDADE EDUCACIONAL LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
CURSO SUPERIOR DE NUTRIÇÃO
JACKSON MACHADO BRASIL
SECRETARIA DE SAÚDE
Relatório Final de Estágio Curricular Supervisionado, apresentado a Uniasselvi-SC, como requisito para obtenção do diploma de bacharel em nutrição.
Orientador: LUANA MESQUITA BERRI
JOINVILLE – JUNHO/2024
DADOS DO ESTÁGIÁRIO
ALUNO: Jackson Machado Brasil
DATA DE NASCIMENTO: 08 de maio de 1980
CONCLUSÃO DO CURSO:
ENDEREÇO: Professor Nelson Gastardi 35
CIDADE: Joinville
ESTADO: Santa Catarina
FONE: (47)984572891
CURSO: BACHARELADO DE NUTRIÇÃO
ENDEREÇO: Rua Professor Nelson Gastardi 35
BAIRRO: Ulisses Guimarães
CIDADE: Joinville
CEP: 89230644
FONE: 47984572891
DADOS DO ESTÁGIO
RAZÃO SOCIAL: Secretaria municipal de saúde
ENDEREÇO: Rua Padre Horácio Rebelo N° 2-110
BAIRRO: Centro
CIDADE: Araquari
DATA DE FUNDAÇÃO: NATUREZA: 5 de abril de 1946
ÁREA DE ATUAÇÃO DA EMPRESA: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
NÚMERO DE EMPREGADOS: Trezentos e cinquenta e seis.
PERÍODO DE ESTÁGIO: 1/04/2024 A 02/062023
REPRESENTANTE LEGAL DA EMPRESA: Valmir Santhiago Junior Secretário de saúde.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 5
2 OBJETIVOS 8
2.1 OBJETIVO GERAL 8
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 8
3.1 HISTÓRICO DA EMPRESA 9
3.2 DESCRIÇÃO DOS SETORES 10
3.3 DESCRIÇÃO DA ROTINA DIÁRIA NO SETOR E RELACIONAMENTO COM A EQUIPE 13
3.4 DESCRIÇÃO DE CASOS CLÍNICOS VIVENCIADOS EM SEU ESTÁGIO E SUAS POSSÍVEIS RESOLUÇÕES/PLANO DE AÇÃO 17
▪3.5 RELATÓRIO DE DÚVIDAS E DE COMO FORAM SANADAS 21
3.6 ESTÁGIO REALIZADO EM OUTRO SERVIÇO 21
4 CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 24
ANEXOS 26
Documentos usados no estágio não elaborados pelo autor/acadêmico 26
APÊNDICE 27
Documentos usados no estágio não elaborados pelo autor/acadêmico 27
1 INTRODUÇÃO
A Saúde coletiva de acordo com a Resolução CFN nº 600/2018, é estabelecida como uma das atividades das áreas de atuação do nutricionista essa área de exige do nutricionista uma formação generalista, humanista e crítica, ou seja, um profissional que precisa atuar em diversos setores, incluindo a promoção da saúde de uma maneira global, (CFN nº 600/2018)
.A saúde coletiva pode ser definida como um campo amplo e complexo de conhecimentos voltados para a ompreensão da saúde de grupos sociais (coletividade), através da explicação dos seus determinantes sociais. Tem como prioridade práticas direcionadas para a promoção, prevenção e cuidado a agravos e doenças. (ZEMINIAN, 2018).
As políticas públicas de saúde são diretrizes e ações adotadas pelo governo para promover a saúde da população, são fundamentais para garantir o acesso equitativo aos serviços, melhorar a qualidade de vida e reduzir as desigualdades em saúde., as políticas públicas são os meios que buscam regular a atuação do Estado no setor, orientando ações e recursos para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde, sendo assim, é necessário apresentar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema de saúde público do Brasil, regido pelos princípios da universalidade, integralidade e equidade. De acordo com a Constituição Federal de 1988, o SUS tem como diretrizes a descentralização, a participação da comunidade, a integralidade da assistência e a hierarquização dos serviços de saúde, (BRASIL 2013).
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um modelo de atenção básica à saúde que se baseia na formação de equipes multidisciplinares que atuam de forma integrada e voltada para a promoção, prevenção e cuidado da saúde das famílias. A ESF busca fortalecer os vínculos entre os profissionais de saúde e a comunidade, proporcionando um cuidado mais humanizado e integral.
A atenção básica é formada segundo os princípios e diretrizes gerais da Política nacional de atenção básica como um conjunto individual de saúde no contexto individual e coletivo que abrange o avanço e a proteção a saúde a prevenção de agravos, a redução de danos, e a manutenção da saúde afim de promover uma atenção integral que resulte na condição de saúde dentro da realidade vivida dentro das suas comunidades. (BRASIL, 2012)
O nutricionista desempenha um papel fundamental na área de saúde coletiva, contribuindo para a promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da alimentação adequada, o nutricionista possui atribuições como planejar, implementar e avaliar ações de educação alimentar e nutricional, além de participar da formulação de políticas públicas de alimentação e nutrição, a educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma estratégia utilizada pelo nutricionista na área de saúde coletiva para promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis. Ela visa capacitar e conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação equilibrada, além de incentivar a escolha de alimentos nutritivos e a prática de uma alimentação adequada, a EAN pode ser realizada em diferentes contextos, como escolas, unidades de saúde, empresas e comunidades. Ela envolve a disseminação de informações sobre nutrição, aulas práticas de culinária saudável, orientações individuais e coletivas, além da promoção de espaços de diálogo e reflexão sobre os hábitos alimentares ainda atuação do nutricionista na área de saúde coletiva, por meio da EAN, é de extrema importância para melhorar os indicadores de saúde da população, prevenir doenças crônicas, promover o crescimento e desenvolvimento saudável, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida. (Resolução CFN nº 465/2010).
...