Antecedentes históricos do Sitema Único de Saúde: Breve história da Política de Saúde no Brasil
Por: larissolza • 5/5/2020 • Trabalho acadêmico • 295 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO (Peso:1,0)
Texto de apoio: AGUIAR, Z.N. Antecedentes históricos do Sitema Único de Saúde: breve história da Política de Saúde no Brasil. In: Sistema Único de Saúde: antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: Martinari, 2015. p. 17-40.
Filme: Políticas Públicas de saúde no Brasil
1. Qual a relação das ações de saúde pública adotadas no período colonial/imperial e da república velha com as questões econômicas e políticas?
No período colonial/imperial existiam medidas para minimizar os problemas de saúde publica que afetavam a produção econômica e prejudicavam o comercio internacional. Tais medidas incluíam saneamento de portos, urbanização e infraestrutura nos centros urbanos, além de campanhas para derrubar as epidemias que afetavam a imagem do Brasil no exterior. Na Republica Velha, as ações de saúde tinham por interesse controlar as doenças epidêmicas, visando atrair imigrantes para lavouras de café.
2. Como o Estado brasileiro estruturou o sistema de saúde no período governado por Getúlio Vargas?
A saúde estava ligada aos interesses econômicos da elite em manter o trabalhador sadio para a manutenção da produção. No ano de 1953 foi fundado o Ministério da Saúde.
3. O que eram as CAP’s e os IAP’s? Qual a importância que esses organismos tiveram para a consolidação do modelo assistencial médico-privatista no Brasil?
CAPs era a caixa de aposentadoria e pensão que era financiadas com recursos das empresas do governo e dos empregadores e o controle era exercido por patrões além dos benefícios previdenciários, a assistência medica dos trabalhadores segurados e seus familiares. IAPs era o instituto de aposentadoria e pensão criado no governo de Getúlio Vagas, vinculado ao ministério do trabalho foram criados vários institutos, agora não mais por empresas e sim por categorias profissionais: dos marinheiros, dos bancários, dos comerciários entre outros. Esses institutos foram muito importantes para que os trabalhadores tivessem acesso a medicina-privatista
...