O Frango de Corte
Por: Robson Marcos • 12/11/2024 • Resenha • 1.428 Palavras (6 Páginas) • 13 Visualizações
Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor de poedeiras comerciais
A transformação do oócito em um ovo leva de 8 a 10 dia. Não se observa nenhuma síntese bioquímica no oócito, as proteínas e lipídios são produzidos no fígado e levados até o oócito pela circulação. O ovário direito regride pela ação do hormônio anti mulleriano.
As galinhas têm somente uma fase folicular. Em média a cada 25 a 27 horas um ovo é posto. 4 a 6 horas antes da ovulação ocorre um pico de LH, que rompe o estigma fazendo a ovulação. E os níveis de FSH são constantes ao longo do ciclo. A postura do 2º ovo ou dos subsequentes se dá 30 minutos após o primeiro.
Os fatores para que a ovulação ocorram, são as ondas pré ovulatória de LH e a presença de um folículo maduro. A regulação da onda de LH e do ritmo circadiano é feita pelo início do escuro em um período aberto.
Se o LH ocorrer mais tarde a cada noite, haverá supressão da onda e nenhum ovo será posto. Nas criações naturais, o período de postura acaba com o período de fotorefratariedade. Nas aves silvestres o período de reprodução é relativamente curto. As aves comerciais botam cerca de 300 a 315 ovos por ano. O uso de luz artificial produz um fotoperíodo constante ou crescente.
Início da produção de ovos
Após a fêmea alcançar a maturidade sexual, a exposição a um fotoperíodo crescente faz com que ela inicie a produção de ovos.
Frangas jovens expostas a 8 horas por dia de luz (dias longos) iniciam a produção com 24 semanas, sem exposição a um fotoperíodo curto. E o manejo de lux e da nutrição faz com que as aves produzam o ano todo.
Normalmente a produção de ovos inicia aproximadamente em 18 a 20 semanas de idade. Caso ocorra um aumento do fotoperíodo, a hipófise é estimulada, resultando em aumento na secreção de LH (aumenta a secreção de LH basal).
O LH e o FSH resultam em crescimento dos folículos ovarianos e produção de estrogênio, principalmente nos folículos pequenos. Os folículos começam a produzirem estrógenos e andrógenos.
Os andrógenos (Testosterona, Androsterona, etc) são necessários para expressar as características sexuais segundarias e servem como precursores para a produção de estrógeno. E o estrógeno (Estradiol, etc) estimula o desenvolvimento do oviduto. Os andrógenos são mais importantes para o desenvolvimento masculino e os estrógenos o feminino.
A produção de ovos começa de 2 a 4 semanas após a fotoestimulação e alcança o pico dentro de poucas semanas.
As frangas jovens iniciam colocando 1 ovo por dia, por muitos dias, depois há uma pausa de muitos dias. Esse padrão de 1 ovo por dia é chamado de ovos em sequência ou ninhada. Com o aumento da idade, o tamanho da ninhada diminui. Esse aumento no tempo de postura é causado pelo maior tempo que o folículo leva para ovular com a idade avançada.
A formação da casca ocorre de madrugada, por isso é necessário haver cálcio na moela durante a noite. Assim, a cálcio é liberado gradualmente no intestino para a formação da casca no útero. Caso contrário, a ave mobiliza cálcio dos ossos medulares (costela, fêmur e pelve). Esses ossos estão presentem apenas em galinhas poedeiras.
Quando a galinha recolhe cálcio dos ossos, esse cálcio carrega consigo o fósforo, que é eliminado na urina. O fosforo é um nutriente caro e pode ser poluente.
Na ovulação, os músculos do útero se contraem e o esfíncter entre o útero e a vagina se abre. As contrações são coordenadas com contrações dos músculos abdominais. O ovo é liberado pelo urodeo. E vários hormônios são liberados para a oviposição, como as prostaglandinas.
Hormônios da reprodução
Hormônios da Hipófise Anterior (FSH, LH e PRL)
A hipófise é controlada pelo hipotálamo, que secreta principalmente GnRH. E o GnRH é responsável pela produção desses hormônios.
- FSH (Hormônios Folículos Estimulantes): Hormônio responsável pela maduração dos folículos.
- LH (Hormônio Luteinizante): Tem a função de induzir a ovulação no estigma. Além de estimular a produção de hormônios estrógenos.
- Prolactina (PRL): É um hormônio responsável pela incubação (choco). A prolactina é responsável pela regressão ovariana, através da inibição da liberação de GnRH. Assim, altos níveis de prolactina inibem a liberação de GnRH, e assim a hipófise não produz LH e FSH.
Hormônios Produzidos pelo Ovário (Testosterona, Estradiol e Progesterona)
Os ovários têm sua função controlada pelo FSH, LH e Prolactina secretados pela hipófise anterior.
- Estradiol: Hormônio produzido pelo ovário, nas células da Teca. A síntese é controlada pelo LH, e é responsável pelo desenvolvimento do oviduto, secreção de albumina, pelo metabolismo do cálcio e pelo comportamento sexual.
- Testosterona: Produzida pelas células da Teca e da Granulosa que envolvem o folículo. A síntese da testosterona também é controlada pelo LH, e é responsável pelo desenvolvimento do oviduto e pela secreção de albumina.
- Progesterona: É produzida pelos folículos maduros e pelas células da Granulosa, e a síntese também é controlada pelo LH. A progesterona é responsável pelo crescimento avariano, secreção de albumina e por provocar o pico de LH para a ovulação.
O suprimento arterial do oviduto é realizado por 3 artérias: Cranial, média e caudal do oviduto, que são ramos da artéria renal. Porém em galinhas há uma 4º artéria, a artéria ovidutal cranial acessória, decorrente da artéria ilíaca externa esquerda. E o oviduto é inervado pelos nervos simpático e parrasimpáticos.
As matrizes pesadas são diferentes das galinhas poedeiras, pois a matriz pesada foi selecionada para ganho de peso, enquanto a poedeira para reprodução. As galinhas têm grande capacidade de recrutar folículos, e as matrizes pesadas têm um grande número de folículos erráticos.
...