NUTRIÇÃO MINERAL DAS PLANTAS
Por: Sararitaa • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 935 Palavras (4 Páginas) • 1.218 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CAMPUS ARARAS- CCA
RELATÓRIO EXPERIMENTO 10 – NUTRIÇÃO MINERAL DAS PLANTAS
ARARAS, 2016
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. QUESTÕES
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
As plantas, consideradas organismos autotróficos, retiram dos fatores inorgânicos a fonte da sua alimentação. A capacidade que possuem de viver em ambientes inorgânicoslhes confere a habilidade de utilizaremdeterminados compostos para isso, através da absorção de CO2 atmosférico, água e nutrientes provindos do solo para a realização dos processos bioquímicos essenciais para a realização da fotossíntese (KERBAUY, 2004).
Determinados elementos são definidos como essenciais para o desenvolvimento vegetal. Essa definição baseia-se no critério de que, quando na ausência deste, o ciclo de vida da planta não pode ser completado ou quando o elemento desempenha um papel fisiológico definido. Os elementos hidrogênio, carbono e oxigênio, segundo alguns autores, não são enquadrados em nutrientes minerais por serem obtidos da água e do dióxido de carbono (TAIZ & ZEIGER, 2004).
A classificação dos elementos minerais essenciais é feita, geralmente, em macro e micronutrientes. Tal classificação baseia-se nos valores das concentrações relativas no tecido da planta, sendo o primeiro requerido em grandes quantidades e o segundo, por sua vez, ser requerido em baixas quantidades (RAVEN,2014).
Porém essa classificação é difícil de ser empregada, pois as concentrações podem mudar de uma planta a outra, sendo difícil sustentar tal critério através do ponto de vista fisiológico. Alguns autores optam pela classificação dos elementos através da função fisiológica e bioquímica que estes desempenham. Essa divisão é feita em quatro grupos, sendo o primeiro composto por elementos essenciais. O segundo grupo é integrado por elementos que realizam reações de armazenamento de energia ou manutenção da integridade estrutural. O terceiro grupo é formado por elementos que estão presentes nos tecidos na forma iônica e por último, encontram-se os elementos que participam de reações redox (TAIZ & ZEIGER, 2004).
A deficiência mineral pode vir a ocasionar alguns sintomas nos vegetais. Esses sintomas de deficiência estão relacionados com os papeis que o elemento desempenha no funcionamento da planta. Tais elementos podem afetar a normalidade da planta quando são reciclados das folhas mais velhas para as mais jovens. Como, por exemplo, os elementos N, P, K e Mg possuem como característica a fácil mobilização de uma folha a outra. Outros elementos diferem nesse quesito, sendo considerados relativamente imóveis na planta, como o Ca, B e o Fe. Deste modo, os sintomas de deficiência de um elemento considerado móvel evidenciam-se primeiramente nas folhas mais velhas, enquanto que a deficiência apresentada pelos elementos classificados como imóveis manifestam-se nas folhas mais jovens da planta (KERBAUY, 2004).
Diante da dificuldade de se estabelecer quaissão os elementos essenciais ao crescimento de uma planta, desenvolveu-se a técnica de cultura em soluções nutritivas, onde as raízes das plantas são colocadas em uma solução nutritiva de sais minerais com a sua composição controlada. Entretanto, essa técnica possui algumas desvantagens, como por exemplo, a necessidade de arejamento constante, outra desvantagem esta relacionada à necessidade de substituição ou suplementação da solução com certa frequência devido a absorção dos nutrientes que ocorre em velocidades diferentes ocasionando no esgotamento de alguns elementos e na alteração do pH da solução (COSTA, 2014).
QUESTÕES
- Porque os sintomas de deficiência de nitrogênio aparecem primeiro nas folhas mais velhas das plantas?
Os sintomas de deficiência de nitrogênio aparecem primeiramente nas folhas mais velhas das plantas porque o nitrogênio é considerado um elemento mineral móvel que consegue se deslocar das folhas mais velhas para as mais jovens.
- Porque os sintomas de deficiência de cálcio aparecem primeiro nas zonas meristemáticas?
Os sintomas de deficiência de cálcio aparecem primeiramente nas zonas meristemáticas porque o cálcio é um elemento mineral considerado imóvel nas plantas. Os elementos considerados imóveis evidenciam-se os seus sintomas em folhas jovens.
- Quais são as principais vantagens e desvantagens do estudo de plantas em solução nutritiva?
As vantagens de se utilizar soluções nutritivas são:
...