O MBA em Agro
Por: Renan Colette • 19/11/2023 • Trabalho acadêmico • 296 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1] CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO: Pós-Graduação MBA Agronegócio
DISCIPLINA: Legislação e Licenciamento Ambiental aplicada ao Agronegócio
PROFESSOR(A): Gisele Souza Rosa
ACADÊMICO:
Atividade 1.
ANALISE CRITICA DO TEXTO INTITULADO “ATAQUE À LEGISLAÇÃO AMBIENTAL E A ATUALIDADE DA TRAGÉDIA DOS COMUNS”
Ao analisar o texto, ele nos leva refletir sobre a necessidade da preservação ambiental e seu impacto na economia do país e até mesmo no bolso dos que o atacam. Estes temas implicam cada vez mais o envolvimento dos órgãos federais de gestão ambiental. Pois só com a colaboração e boas práticas de todos os envolvidos obteremos bons resultados, seja ecológico e financeiro.
Relativamente ao primeiro aspecto apresentado, considero que o enfraquecimento da legislação ambiental, de fato, a médio-longo prazo será um tiro no pé. O texto enfatiza que os produtores aparentemente apenas pensam em aumentar a produtividade a qualquer custo, e que de fato essas práticas irão prejudicar todos nós. Onde a descentralização do licenciamento ambiental passando de federal para órgãos estaduais e municipais apenas aumentariam a pressão nos órgãos de ambientais locais.
Subjacente o texto trás a ideia, do bom momento econômico do nosso país não é dado apenas pelo avanço tecnológico, mas sim em sua maior parte pela exportação de commodities e matérias primas.
Por tanto, pode-se concluir que o enfraquecimento da legislação e Licenciamento ambiental, nos trairia um retrocesso, e se repetiria o mesmo do que já se ocorreu em alguns países europeus, que o uso desenfreado impactara negativamente para todos, produtores, governo e sociedade. E que esse assunto deveria ser pautado em órgãos federais pois é um problema que não impacta apenas alguns estados e municípios, mas sim todo planeta.
...