OS DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI
Por: Ralf Barros • 2/12/2020 • Resenha • 464 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI Humberto Mendes de Sá Formiga
Resenha semana 1
O Brasil é reconhecido pelo seu potencial agro econômico no momento em que foi descoberto pelos colonizadores, sendo fundamentado até os dias de hoje. A sua enorme extensão de terras com os mais diversos macro e micro climas, favoreceu o desenvolvimento econômico em detrimento da agropecuária. Entretanto, a busca por maior produtividade em vista a atender demanda do crescimento populacional influenciou diretamente a modernização dos setores do agronegócio, sendo inversamente proporcional a qualificação da mão de obra, que provocou o êxodo rural e consequentemente uma grande oferta por mão de obra no meio rural.
No entanto, o agronegócio brasileiro com a grande produtividade em decorrer da modernização sofreu grandes variações no século XXI devido às crises relacionadas a escândalos de corrupção, queda dos preços do petróleo, entre outros, resultando em baixos preços de commodities prejudicando diretamente a economia do país. Nesse sentido, é observada a dependência da economia do país sobre as commodities, necessitando de alternativas para diversificar o comercio nacional para não permanecer à mercê da economia. Como foi abordado no texto, entre a década de 50 e 80 o Brasil teve um aumento na média das indústrias da transformação superando o PIB, devido à exportação de produtos manufaturados do que produtos primários com baixo preço de venda.
Nesse sentido, o agronegócio brasileiro sofre com falta de investimentos públicos no setor agropecuário para criar oportunidades de melhora no meio rural. Um fato relacionado, a essa falta de organização governamental por causa da corrupção, esta relacionada ao setor logístico rodoviário que é o principal meio de transporte de insumos e commodities no país, que são totalmente precários proporcionando um aumento significativamente no custo de produção. Uma alternativa seria a privatização desse setor já que a maior parte do sistema rodoviário de São Paulo é de excelente qualidade facilitando o desenvolvimento do agronegócio, contudo, são de difícil implantação nos demais estados do país, por causa das dificuldades burocráticas e altas taxas de impostos sobre esses serviços. Conforme, o país caminha nesse sentido os índices populacionais no meio rural vão reduzindo e aumentando os índices populacional das cidades, e consequentemente a criminalidade devido baixa escolaridade do meio rural e a falta de oportunidades.
Não resta duvidas que as commodities sejam o futuro global, já que é previsto um aumento populacional alarmante até 2050, dependendo do agronegócio para a função de alimentar o mundo, sendo a solução para as precariedades do meio rural reduzindo os índices do êxodo rural. As necessidades de aumento da produtividade devem ser desenvolvidas sobre as evoluções que o agronegócio presenciou desde o Brasil colônia, até os dias de hoje, para evitar tragédias ambientais que afetaram o ambiente social, a fauna e flora, com possibilidade de desenvolver uma agropecuária sustentável e rentável.
...