Relatorio Sisteminha Embrapa
Por: Vladimir Caldeira • 29/11/2015 • Relatório de pesquisa • 449 Palavras (2 Páginas) • 1.040 Visualizações
Willyan Caldeira Corte
Resumo: Sisteminha Embrapa: produção sustentável e integrada de alimentos
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte De Minas Gerais – Campus Januária como parte das exigências para avaliação de nota parcial da disciplina de Planejamento Agro-ambiental integrado do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental ministrada pelo professor Danilo Pereira.
JANUÁRIA - MG
OUTUBRO/2015
Resumo: Sisteminha Embrapa: produção sustentável e integrada de alimentos
O Sistema Integrado para Produção de Alimentos “Sisteminha Embrapa”, foi adaptada pela Embrapa para as condições de clima brasileira, a partir de uma ideia surgida no antigo Egito. Hoje em dia esse sistema atende à centenas de famílias dos estados do Piauí e Maranhão. Basicamente o Sisteminha da Embrapa combina a criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira, plástico e criatividade. A criação de animais e o cultivo de vegetais são também parte do sisteminha Embrapa se interagindo de forma mutualística, onde a água proveniente dos tanques é usada para irrigar as plantas ao redor da casa e os dejetos dos animais são ultilizados para produção de humus que é a fonte mais rica de nutrientes já conhecida usada na agricultura.
O público alvo do sisteminha da Embrapa é qualquer cidadão que queira aumentar a diversidade de alimentos em suas propriedades, seja da área urbana ou rural concentrando áreas que vão de 100 m2 a 1000m2.
As vantagens do sisteminha da Embrapa são muitas dentre elas se destacam: a melhora da qualidade do produtor que adere a esse sistema, pois ele produz o proprio alimento no quintal. Dessa forma o produtor pode ter segurança de que o que ele está ingerindo é livre de agrotóxicos; o produtor também produz o próprio alimento durante todo ano, já que o mesmo escalona as plantas de forma que se tenha produção de alimentos durante todo o ano; e o produtor tem a possibilidade de produzir uma diversidade de alimentos como ovos, carne, e vegetais. Essa quantidade de alimento e essa diversidade são as chaves da satisfação que ele tem ao final do processo.
As possíveis desvantagens do sistema são: a alta concentrações de nitrogênio na água das piscinas que pode matar as plantas, bem como inibir a absorção de potássio pelas plantas; e a alta concentração se alguns nutrientes como potássio e fósforo que podem inibir o desenvolvimento da planta e/ou inibir a absorção de outros nutrientes pela planta.
O sisteminha Embrapa apresenta uma série de vantagens e um baixo custo de manutenção. Devido a essas vantagens do sistema, ele apresenta uma boa rentabilidade para diversos pequenos produtores.
...