A Arquitetura e Urbanismo
Por: diogo.pvd • 4/6/2018 • Artigo • 3.384 Palavras (14 Páginas) • 198 Visualizações
ARQUITETURA E URBANISMO
O que o arquiteto leva em consideração ao realizar um projeto?
Acima de tudo leva em consideração os pressupostos do cliente, primeiramente atendendo PROGRAMA DE NECESSIDADE, que é todos os itens que precisam ter para que se possa começar a obra, em segundo lugar o arquiteto deve fazer o PRÉ-DIMENSIONAMENTO, a área mínima para atender o programa de necessidades; há vezes em que o programa de necessidade e o pré-dimensionamento é feito antes de definir o terreno para que assim a possa procurar um terreno adequado para o programa de necessidade; e por fim FLUXOS E SETORIZAÇÃO, é a definição de parâmetros para realizar o partido arquitetônico¹, levando em consideração os fatores econômicos, culturais, sociais, terreno e suas particularidades como vista, insolação.
¹ partido arquitetônico: tudo que da base para ele e é concretizado como solução
- ELEMENTOS ESTRUTURAIS ARQUITETÔNICOS
- BRISE SOLEIL – ele serve para filtrar a luz solar, impede que o sol entre diretamente nos locais, porém não atrapalha a ventilação;
[pic 1]
- COBOGÓ – é um tipo de Brise, e também soluciona o problema de insolação direta sem atrapalhar a ventilação, porém o Cobogó é nada mais que um bloco cerâmico (tijolo vazado) posicionado de maneira que essa ação aconteça; também há um bloco cerâmico específico para isso.
[pic 2][pic 3]
- LANTERNIM – é uma espécie de comunheira que possui uma asa maior que as comuns, fica posicionada a uma certa altura do telhado, ele é colocado dessa maneira para que o ar frio entre por um lado e o ar quente saia pelo outro, é muito usado em galpões.
[pic 4][pic 5]
- SHED – estilo e posição do telhado de estrutura metálica, em sua maioria que é usado para melhorar a ventilação e a iluminação
[pic 6][pic 7]
- ACESSIBILIDADE NBR 9050 *aconselho pesquisar a norma e ler*
- RAMPAS
Rampas devem ter no mínimo 8,33% de inclinação, ou seja, para cada; em casos excepcionais (super excepcionais) pode ser ate 10%
[pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
Caso se queria colocar uma rampa entre uma laje de 3m, quantas rampas se teria no fim?
[pic 13]
h | i | Nº de segmentos |
1,5 | 5% | Sem limites |
1,0 | 5% < i ≤ 6,25% | Sem limites |
0,8 | 6,25% < i ≤ 8,33% | 15 |
Calcular a rampa:
1º) h x i = comprimento total de rampa
[pic 14]
2º) h (pé direito) h da tabela (referente a porcentagem de inclinação da rampa) = número de rampa[pic 15]
[pic 16]
3º) h (pé direito) número de rampas = altura da rampa[pic 17]
[pic 18]
4º) comprimento total de rampa número de rampas = comprimento de cada rampa[pic 19]
[pic 20]
Com isso temos como non esquema abaixo
3,0 9m[pic 21]
2,5 1,20m 9m
1,5 1,20m
0,75 1,20m 9m
0,0 9m
20,4 m
Explicação dos cálculos
1º) altura de piso a piso dividida pela inclinação (i) adotada, acha-se o tamanho total de rampas
2º) altura de piso a piso divido pela altura para essa devida inclinação, para descobri o número de rampas para essa altura de piso a piso
3º) altura de piso a piso dividido pelo número de rampas para achar a altura máxima das rampas
4º) tamanho total de rampas dividido pelo número de rampas, obtendo a largura das rampas
- BANHEIRO ACESSÍVEL
O vaso sanitário possui formato modificado para conforto antropodinâmico. Em sua base, possui-se um Sóculo, que é um elevado fazendo que dessa maneira haja uma altura compatível do vaso sanitário a cadeira de rodas, o vaso sanitário mais o sóculo possuem ao todo 45cm de altura.
No banheiro acessível, o tamanho das barras é determinado pela NBR 9050 em detalhe, porém é importante enfatizar, que essas barras servem de apoio para que o deficiente possa se apoiar para sair de sua cadeira de rodas e usar o sanitário, elas são fixadas na parte direta e na parte de traz do vaso sanitário. Também há necessidade de um espaço ao lado esquerdo do sanitário para manobrar a cadeira de rodas, nesse espaço tem um raio com valor de 0,75 cm (diâmetro 1,50m).
- ESCADAS DE INCÊNDIO
Só é usada em caso de incêndio, pois as portas de acesso a essa escada sempre se encontram fechada por questões de segurança; se caso haja um incêndio o fogo não pode ir paras as escadas, porque lá é o local emergencial, de segurança, para todos os na edificação. Antes de chegar-se a escadas existe duas portas, elas são conhecidas como portas corta fogo; essas portas dão acesso primeiramente a uma sala chamada de antecâmara, que é uma área para ventilação, onde existe uma janela (somente grades) que retira da sala a maior quantidade de fumaça do incêndio possível, nessa sala faz necessário uma área de manobra fora do fluxo de pessoas para que, se caso haja na edificação na hora do incêndio um cadeirante, este por sua vez fique nessa área aguardando o resgate. Depois da antecâmara já se encontram as escadas, com seu tamanho de largura e patamar determinados pela ABNT.
...