A Bíblia do Gerenciamento de Projetos
Por: Karina8481 • 26/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.177 Palavras (13 Páginas) • 320 Visualizações
SUMÁRIO
1 Introducao 4
2 PMI 5
3 Histórico do PMI 6
4 PMBOK 8
5 Estrutura 9
6 Áreas de conhecimentos 10
7 Histórico 13
8 Consideracoes finais 15
9. Referencias 16
1 INTRODUÇÃO
O gerenciamento de projetos possui três conceitos importantes para os profissionais que desejam atuar na área, são eles: quem é o PMI (Project Management Institute), o que é o PMBoK (Project Management Base of Knowledment) e, por fim, o que é o PMP (Project Management Professional).
O PMI é uma instituição que deu origem tanto ao PMBoK quanto ao PMP. O Guia PMBoK é um guia de boas práticas. São apresentados diversos processos e ferramentas, conforme a necessidade do projeto. O PMP é uma certificação criada pelo PMI para atestar o conhecimento e a experiência dos gerentes de projetos a fim de credenciá-los como um gerente de projetos apto a exercer a profissão.
2 PMI
O PMI (Project Management Institute) é uma organização não governamental sem fins lucrativos que fornece treinamento para gerenciamento de projetos através de publicações de normas e procedimentos e é responsável pela emissão de certificações.
Seus objetivos passam por definir padrões de qualidade, promover pesquisas e fomentar o gerenciamento de projetos com profissão, para isso são oferecidos diversos cursos com diferentes níveis de experiências.
Seu primeiro curso oferecido foi o PMP (Project Management Professional), para tal certificação é necessário um curso de especialização, ter experiência profissional em gerenciamento de projetos e é necessário aceitar o código de ética da entidade além de ser submetido a exame.
Além do PMP, a entidade oferece as seguintes certificações:
• CAPM (Certified Associate in Project Management): Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos.
• PGMP (Program Management Professional): Profissional de gerenciamento de programas.
• PMI-SP (Scheduling Professional): Profissional em gerenciamento de cronograma do PMI
• PMI-RMP (Risk Management Professional): Profissional em gerenciamento de riscos do PMI.
O PMI oferece um programa completo de certificações para profissionais de projetos de todos os níveis de escolaridade e de qualificação. Atualmente constituído por oito certificações, o programa demonstra tanto seu empenho em sua profissão quanto sua perícia por meio de educação, experiência e competência certificadas.
Rigorosamente desenvolvidas por gerentes de projetos e mundialmente acreditadas pela Organização de Padrões Internacionais (ISO), as certificações do PMI garantem que você e seus projetos se sobressaiam.
Agora, isso é mais importante do que nunca: um quinto do PIB mundial, ou seja, US$ 12 trilhões é gasto em projetos. E como muitos profissionais qualificados que deixam de trabalhar, ou que logo o farão, por conta da aposentaria – somente no Brasil, esse valor presenta 30% da força de trabalho em 2015 - há uma grande demanda por gerentes de projetos experientes. Tanto assim que 4,5 trilhões do PIB total estão em risco, e a lacuna de talentos está se ampliando.
Quando essas oportunidades surgem, uma certificação ajuda a garantir que você está pronto. Já existem mais de 400.000 titulares de credenciais do PMI em todo mundo e em toda indústria, do setor da saúde, telecomunicações e finanças ao de TI e construção.
3 Histórico do PMI
O PMI foi fundado em 1969 por cinco voluntários. Seu primeiro seminário se realizou em Atlanta (Estados Unidos), do qual participaram mais de oitenta pessoas. Na década de 70 se realizou o primeiro capítulo, o que permitiu realizar fora dos Estados Unidos o primeiro seminário. No término de 1970, quase 2.000 membros formavam parte da organização. Na década de 80 se realizou a primeira avaliação para a certificação como profissional em gestão de projetos (PMP por sua sigla em inglês); além disto, se implantou um código de ética para a profissão. No começo dos anos 90 foi publicada a primeira edição do Guia do PMBOK (Project Management Brody of Knowledge), o qual se converteu no pilar básico para a gestão e direção de projetos. Já no ano 2000, o PMI era integrado por mais de 40.000 pessoas na qualidade de membros ativos, 10.000 PMP certificados e quase 300.000 cópias vendidas do PMBOK.
Desde então, o PMI cresceu e tornou-se o maior defensor mundial da profissão de gerenciamento de projetos. O PMI conta com mais de 650.000 associados – em mais de 185 países. Todos os principais setores estão representados, inclusive tecnologia da informação, defesa e aeroespacial, serviços financeiros, telecomunicações, engenharia e construção, agências governamentais, seguro, saúde, logística e muitos outros.
A meta principal do PMI é avançar na prática, na ciência e na profissão de gerenciamento de projetos em todo o mundo, de uma maneira consciente e proativa, para que as organizações em todos os lugares apoiem, valorizem e utilizem o gerenciamento de projetos – e então atribuam seus sucessos a ele.
Além das oportunidades de associação, o PMI administra e coordena um programa de credenciamento mundialmente reconhecido, que promove o desenvolvimento da profissão e da carreira. Embora existam atualmente três designações diferentes de PMI disponíveis, o Profissional de gerenciamento de projetos (PMP), que foi iniciado em 1984, é o mais conhecido.
Existem atualmente mais de 240.000 portadores da credencial de PMP certificados em todo o mundo. A designação PMP é universalmente reconhecida e aceita porque significa experiência, realização educacional e conhecimento profissional – as verdadeiras bases para uma prática competente como gerente de projetos.
Ao se filiar ao PMI, os gerentes de projetos se associam a uma organização comprometida com a excelência. Os associados são convidados a se filiarem a um capítulo
...