A CACHAÇA BRASILEIRA
Por: 080794260188 • 13/6/2016 • Dissertação • 337 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
INTRODUÇÃO:
O carbamato de etila é um composto formado em alimentos e bebidas destiladas como a cachaça.Verificou-se que este composto ,em testes laboratorias ,por ser carcinógeno (concentrações acima de 0,3 μg/Kg) para animais ,é considerado um potencial carcinogênico para o homem. Neste sentido, este trabalho objetivou relatar os fatos apresentados na palestra da aula de introdução a engenharia de alimentos.
A CACHAÇA BRASILEIRA
A cachaça é um produto exclusimente brasileiro.De acordo com nossa legislação, define-se cachaça como:
(...)“a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar (…)
É importante ressaltar que se o teor alcoólico não se enquadra neta definição ,a bebida não poderá ser comercializada como cachaça e sim como aguardente.Por exemplo ,um destilado de cana-de-áçúcar com graduação de alcoólica igual a 50 por cento é denominada como aguardente de cana-de-acúcar.O mesmo ocorre com outros destilados.
Sendo assim ,pode-se dizer que existem três tipos de cachaça,a branca,a amarela e a envelhecida.A branca não apresenta nenhuma cor, a amarela é guardada em tonéis de madeira,daí apresenta alteração de cor,e a envelhecida é guardada em tonéis de madeira por no mínimo um ano.
Deve-se ressaltar que para a cachaça ser comercializada ,têm-se que aderir à diversas normas,uma delas é ter o índice de carbamato de etila inferir a 210 microgramas.É importantissímo que essa norma seje seguida a risco ,pois,esta substância causa sérios riscos a saúde.
Portanto, se alguém for cosumi-la, verifiquem se o produto é de qualidade,pois,ao contrário,poderá colocar sua vida em risco.
...