A Competitividade e Estratégia
Por: BruninhaBBB • 28/2/2017 • Trabalho acadêmico • 2.248 Palavras (9 Páginas) • 250 Visualizações
Respostas
.............................................................................................................
1. Cite as principais razões para uma empresa criar estratégias globais.
A melhoria das tecnologias de transporte e comunicação: atualmente os produtos podem ser facilmente carregados de um pais para outro, assim como as comunicações entre diversos paises esta cada vez mais facil com e-mail e telefonemas. Dessa forma as empresas podem dar mais assistencia para suas filiais em todo o mundo.
Regras mais brandas para instituições financeiras: em 1980 o sistema financeiro global se abriu e ficou mais fácil para empresas encontrarem capital, suprimentos e recursos mais baratos para expandir suas empresas.
Aumento da procura por serviços e produtos importados: com menos barreiras para o comercio internacional, as empresas passaram a instalar fabricas em outros paises aumentando sua presença nos mercados estrangeiros e reduzindo a resistência dos consumidores a produtos de fora.
Diminuição das barreiras no comércio internacional: além das instalações de linhas de produção nos países onde moram os clientes, blocos econômicos facilitam o comércio entre nações, ditando regras e cortando tarifas.
Menor custo comparativo: os salários para os mesmos cargos variam de um país para outro, em países como China e Índia a mão de obra é qualificada e mais barata, isso ocorre não só para a produção mas para a gerencia também, entre 2000 e 2003 empresas estrangeiras instalaram 60 mil fábricas na China produzindo telefones celulares, roupas e calçados.
2. Defina cadeia de valor.
Cadeia de valor é uma série de processos inter-relacionados de uma empresa produzindo serviços ou produtos para satisfazer seu cliente. Além dos processos internos da empresa, a cadeia de valor inclui o processo de seus clientes e fornecedores.
3. Cite exemplos de processos essenciais e processos de apoio. Explique.
Processos essenciais: é a cadeia que agrega valor ao cliente externo. Sendo assim, as empresas trabalham gerando um relacionamento com clientes e fornecedores a fim de criar novos produtos e serviços para o cliente externo.
Seus exemplos são: processos de relacionamento com cliente (os funcionários identificam seus clientes externos e constroem relacionamentos com eles para facilitiar o atendimento e elaboração de pedidos), processo de desenvolvimento de um novo serviço ou produto (os funcionários desenvolvem ou projetam produtos ou serviços conforme especificações dos clientes ou informações do mercado em geral), processo de execução de pedido (os funcionários produzem e entregam o serviço ou produto ao cliente), processo de relacionamento com fornecedores (os funcionários escolhem os fornecedores de matéria-prima, serviços e informações facilitando o fluxo desses insumos dentro da empresa).
Processos de apoio: Fornecem os recursos para que os processos essenciais aconteçam.
Seus exemplos são: aquisição de capital, orçamento, recrutamento e contratação, avaliação e compensação, apoio e desenvolvimento de recursos humanos, conformidade com as normas, sistemas de informações, gerenciamento essencial e funcional.
4. Quais as dimensões de uma estratégia corporativa?
A estratégia corporativa dá direção e estrutura as atividades da organização, definindo em que negócio a empresa atuará, identificando oportunidades e ameaças externas, proporciona recursos para desenvolver habilidades e processos essenciais, define estratégia para o mercado estrangeiro e as metas de crescimento. Suas dimensões são:
Investigação do ambiente: o ambiente externo muda o tempo todo, para isso os gerentes monitoram as tendências da indústria, do mercado e da sociedade, buscando oportunidades e ameaças.
Competências essenciais: para a empresa ter sucesso, é preciso tirar vantagem de seus pontos fortes, aqueles pontos que a destacam de seus concorrentes. Ao criar estratégias a gerência considera a equipe de trabalho, suas instalações, know-how mercadológico e financeiro e os sistemas e tecnologias de informação as competências essenciais da empresa.
Processos essenciais: são determinados pelas competências essenciais, algumas empresas focam quatro tipos de processos essenciais: relacionamento com cliente, desenvolvimento de novos produtos/serviços, atendimento de pedido e relacionamento com fornecedores. As empresas devem avaliar suas competências essenciais e focar os processos que lhe trazem maior vantagem competitiva.
5. Quais as duas formas de estratégias globais?
Estratégias globais significam comprar serviços ou peças do exterior, combater concorrentes estrangeiros ou planejar a entrada em mercados internacionais. As duas formas eficazes das estratégias globais são:
Alianças estratégicas: acordo com outras empresas que podem ser feitas através de esforços colaborativo, quando uma empresa tem competência que outra empresa necessita, geralmente acontece entre comprador e fornecedor; joint-venture, quando duas empresas decidem introduzir juntos um produto ou serviço no mercado estrangeiro; licenciamento da tecnologia, uma empresa licencia para outra seus métodos de serviços ou produtos.
Localização no exterior: sediar suas operações em outro país é uma forma que as empresas utilizam para entrar no mercado global, porem o que da certo em um país pode não dar certo em outro, para isso é preciso avaliar o ambiente econômico, político e cultural do local onde a empresa quer se instalar.
6. Explique o que são prioridades e competências competitivas.
As prioridades competitivas são planejadas conforme os processos e as cadeias criadas a partir delas, é a habilidade de criar e manter a participação no mercado ou fazer outros processos terem sucesso.
As competências competitivas proporcionam operações de baixo custo, qualidade superior e qualidade consistente, rapidez da entrega e entrega no prazo, a velocidade de desenvolvimento, personalização, variedade e flexibilidade de volume.
Além das prioridades competitivas, existe outra forma de analisar a capacidade de sucesso da organização através de um critério chamado ganhador de pedidos, que diferencia os produtos e serviços de uma empresa para outra.
...