A Comunicação Oral e Escrita
Por: brunasds • 28/6/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 2.645 Palavras (11 Páginas) • 160 Visualizações
UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO
GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA APLICADA
DOCENTE: Me. MIRELLA MARIA TEIXEIRA DA SILVA
SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Várzea Grande
2017
UNIVAG - CENTRO UNIVERSITÁRIO
GPA - CIÊNCIAS AGRARIAS, BIOLÓGICAS E ENGENHARIAS
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA APLICADA
DOCENTE: Me. MIRELLA MARIA TEIXEIRA DA SILVA
SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Pesquisa bibliográfica apresentado como instrumento avaliativo para composição da nota parcial do segundo bimestre da disciplina de comunicação oral e escrita aplicada.
Discentes: Amanda Thais Felber, Ana Flávia Rodrigues Endo, Bruna Souza da Silva, Izabela Bortolini e Stephani Astar Schmidt. Turma ENC141BM.
Várzea Grande
2017
SUMÁRIO
I. Introdução 4
II. Capítulos 6
II.I. Surgimento do conceito sustentável 7
II.II. Conceito sustentável na construção civil. 8
II.III. Projetos inteligentes. 9
II.IV. Redução da poluição. 9
II.V. Materiais ecológicos. 10
II.VI. Eficiência energética. 11
II.VII. Aproveitamento de água. 11
III. Considerações Finais 14
IV. Referências 16
I. Introdução
A construção civil tem como objetivo atender as necessidades básicas e imediatas do homem, aprimorando suas técnicas através de estudos contínuos para o melhor conforto e qualidade de vida. Com o passar do tempo, diversos aspectos da construção civil exigiram-se qualificações e técnicas para uma construção cada vez mais sustentável, assim voltada para a responsabilidade social e socioambiental.
A questão ambiental é um processo tratado pelos governos através de políticas, leis e regulamentações. Voltada a características ecológicas tais como: planejamento do posicionamento solar dentro de edificações, condicionamento de ar, reuso de água, descarte de resíduos sólidos, entre outros.
O presente trabalho pretende apresentar uma abordagem sobre o tema sustentabilidade na construção civil, voltado principalmente para construções sustentáveis através de casos reais, pois as características de uma construção sustentável interferem diretamente na relação do homem/meio-ambiente com questões que podem ser minimizadas quando se resolve investir em um planejamento adequado.
II. CAPÍTULOS
II.I. SURGIMENTO DO CONCEITO SUSTENTÁVEL
A sustentabilidade movimenta discussões por todo o mundo, profissionais e especialistas de diversas áreas buscam soluções para este tema que é visto como um desafio proposto.
“Na década de 60, a ONG Clube de Roma, debatia as questões ambientalistas, e neste ínterim alguns estudiosos em várias partes do planeta esboçavam os primeiros comentários sobre questões que envolviam o tema. Em seu primeiro relatório o Clube de Roma (Limits to Growth de 1972) impactou a comunidade científica ao apresentar cenários bastante catastróficos sobre o futuro do planeta se o padrão desenvolvimentista permanecesse-se nos mesmos moldes vigentes da época. “ (CORREÂ, 2009, pg 14 e 15.)
A partir desta primeira inciativa houve o desfecho de vários outros relatórios, elaborados todos com o mesmo fundamento, a preservação do meio ambiente. Notou-se então que haveria a necessidade de se alterar e modificar o padrão desenvolvimentista.
Muitas outras conferencias podem ser usados como referência para o Desenvolvimento Sustentável, tais como:
• Relatório do Clube de Roma: Limites do Crescimento (1968);
• Declaração de Estocolmo (1972);
• Relatório de Bruntland: Nosso Futuro Comum (1987);
• Declaração do Rio (1992);
• Agenda 21 (1992).
O relatório de Brundtland chamado de “Nosso Futuro comum”, funcionava como uma comissão preparatória para a Rio 92. Esse relatório que ficou conhecido como Relatório Brundtland trouxe a definição de desenvolvimento sustentável mais aceita: “o desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. (CEDS, 2016.)
Após o relatório de Brundtland ocorreu o evento internacional ECO-92 considerado o mais importante do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. “Os compromissos específicos adotados pela ECO-92 incluem três convenções: uma sobre Mudança do Clima,
...