A Drenagem Urbana
Por: Álvaro Vinícius • 4/10/2018 • Relatório de pesquisa • 440 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
As peças de madeira, em função da estrutura anatômica do material e das limitações de comprimento exigem o uso de ligações para composição de elementos estruturais.
O QUE SÃO AS LIGAÇÕES? As ligações são todos os dispositivos que permitem assegurar a ligação e a transmissão de esforços entre os elementos de uma estrutura.
A limitação do comprimento das peças de madeira e as caraterísticas de peças estruturais do tipo barra, são consequência da extração de troncos de árvores. Essa é a razão pela qual são exigidas ligações e emenda das peças estruturais
Existem dois tipos principais de ligações:
♣ por penetração: caracterizam-se pela utilização de elementos de ligação (pregos, cavilhas, parafusos, etc.), ocorrendo a convergência das forças transmitidas para uma pequena área.
♣ ou por aderência: são estabelecidas por meio de uma fina película de adesivo.
Basicamente, a norma brasileira considera três tipos de ligações entre peças de madeira:
♣ pinos metálicos (pregos e parafusos)
♣ cavilhas de madeira (São pinos de madeira ou metálicos torneados. As cavilhas ou pinos metálicos torneados são introduzidos por cravação com pré-furação sem folga nas peças de madeira.)
♣ e conectores. São anéis ou chapas metálicas especiais.
Chapas metálicas são usadas como peças de transposição para transmissão das forças nas ligações.
Chapas dentadas ou com dentes estampados são cobrejuntas metálicas que resistem à tração, flexão e cisalhamento.
ADESIVOS: As colas ou adesivos têm como função principal transferir os esforços entre a madeira e a barra, consequentemente, estes terão que possuir boa durabilidade e resistência. Os adesivos devem possuir baixa viscosidade, de forma a preencher todos os espaços vazios das superfícies aderentes.
Os entalhes e encaixes são ligações em que a madeira trabalha à compressão, às vezes associada ao esforço de corte (cortante).
A ligação colada possui comportamento mais rígido, com menores deformações, quando comparada às ligações parafusadas. Ainda, de acordo com a NBR7190:1997, ligações por cola somente podem ser usadas em juntas longitudinais de madeira laminada colada
As ligações com 3 ou menos parafusos são consideradas deformáveis, as com 4 ou mais pinos são consideradas rígidas desde que obedeçam aos limites de pré-furação estabelecidos pela norma.
Nunca serão utilizadas ligações com um único pino.
As ligações pregadas possuem rigidez variável em função da concentração de pregos e do número de ciclos de carga na ligação.
No cálculo das ligações a norma brasileira não permite a consideração do atrito entre as superfícies de contato devido à retração e à deformação lenta da madeira, nem de esforços transmitidos por estribos, braçadeiras ou grampos.
Os valores das resistências de cálculo devem ser verificados nos possíveis modos de ruptura da ligação:( a) a resistência da madeira ao esmagamento e ao cisalhamento pelos contatos;
...