A Gestão da Qualidade
Por: Wagner Silvino • 7/11/2018 • Artigo • 418 Palavras (2 Páginas) • 119 Visualizações
O fluxo de materiais, desde o recebimento dos fornecedores até a entrega aos clientes, que nada mais é que a movimentação do material que chegam dos fornecedores para serem produzidos até o fim do processo que se obtém quando o material chega ao cliente final.
Transformação de matérias primas em produtos acabados, no caso seria a produção do material em questão. O cuidado e precisão na produção e na qualidade do produto acabado.
Fluxo de informações que apoiam e direcionam os dois elementos anteriores. O fluxo de informações que dão suporte e clareza na sequencia dos processos citados anteriormente assim obtendo êxito na produção e entrega do produto.
Processos que agregam valor são. Processos de negocios, que são todas as atividades necessarias para que uma empresa cumpra sua missão e alcance os seus objetivos.
Ex. Como a inspeção do produto fabricado.
Atividades que não agregam valores aos processos e que são desnecessarias, e por isso devem ser reduzidas ou eliminadas.
Ex. transferência de material (locação)
O mapeamento individual entre os departamentos não deve ser iniciado devido ao fato de que essa estrategia não funciona, pois o correto é nomear um lider deste projeto, que conhece bem toods os processos da empresa para assim viabilizar as melhores formas de obter exito neste projeto. Um mapeamento individual ( departamento por departamento) não traria bons resultados devido as inconstâncias das informações, pois no final se tornaria o montente de informações sem muito conhecimento.
Dmaic que traduzido do inglês ( Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar ). É uma ferramenta iterativa utilizada para a melhoria de processos. O uso mais comum é em projetos que utilizam a seguimento Seis Sigma, porém a sua aplicação não é exclusiva para projetos guiados pelo Seis Sigma, você pode utilizar essa ferramenta em qualquer situação em que você queira implantar melhorias.
O Seis Sigma pode ser definido como um conjunto de práticas desenvolvidas para maximizar o desempenho dos processos dentro da empresa, eliminando os seus defeitos e as não conformidades de acordo com as especificações de fábrica.
...