A Gestão da Qualidade
Por: Bárbara Ferreira Teodoro de Oliveira • 16/11/2022 • Artigo • 570 Palavras (3 Páginas) • 102 Visualizações
Tema: Gestão da Qualidade na Indústria Alimentícia
- INTRODUÇÃO
A área destinada à Gestão da Qualidade (GQ) se configura com diretrizes condizentes ao termo de gestão, ou seja, a teoria do gerenciamento de impressão que argumenta sobre as empresas divulgarem informações de maneiras que operam para gerenciar as percepções das partes interessadas e dessa forma fazer com que as informações reflitam em um comportamento oportunista por parte das mesmas, resultando tanto na exploração da assimetria informacional entre entidades jurídicas e stakeholders quanto na manipulação das informações divulgadas nos relatórios de sustentabilidade (DIOUF; BOIRAL, 2017). Com base nisso, a GQ pode facilitar e muito áreas de medição ao longo do tempo em uma indústria DIOUF;017)BOIRAL, 2 e também projetos de sistemas de Gestão da Qualidade da Cadeia de Suprimentos inteligentes para uma aplicação do mundo real (CHEN et al., 2017).
Na Gestão da Qualidade da Cadeia de Suprimentos se utiliza uma nova tecnologia da informação (TI) denominada blockchain, capaz de resolver problemas relacionados à desconfiança em informações inalteradas e registros rastreáveis por meio de normas e acordos padronizados (CHEN et al., 2017).
Essa TI é presente na Indústria Alimentícia, é capaz de promover uma nova abordagem tecnológica digital sustentada pela Indústria 4.0 para garantir a integridade dos dados e evitar adulterações e falhas de ponto único, oferecendo tolerância a falhas, imutabilidade, confiança, transparência e rastreabilidade total dos registros de transações armazenados para toda a cadeia de valor agroalimentar parceiros. Problemas como compartilhamento e segurança dos recursos de fabricação, dificuldade na recuperação dos dados do produto e qualidade do processamento, são resolvidos pela blockchain (ZHAO et al., 2019).
Sendo assim, essa pesquisa científica contempla importantes ferramentas da GQ como a blockchain em desenvolvimento e análise de Indústrias Alimentícias, levando em conta suas diversas cadeias de produção. Dentre as cadeias em futuras pesquisas científicas pode ser realizado o aprofundamento de abastecimento alimentar de cordeiro ou suíno, indo além de cadeias bovinas (ZHAO et al., 2019). A questão de pesquisa redigida com a ideia a ser trabalhada neste projeto fica sendo: Como a GQ, com ferramentas de TI impacta a Indústria Alimentícia e sua cadeia produtiva?
1.1. OBJETIVO
1.2. DELIMITAÇÃO
1.3. JUSTIFICATIVA
De acordo com a entrevista realizada no artigo “A qualidade dos relatórios de sustentabilidade e gestão de impressões: uma perspectiva das partes interessadas” quase 50% dos entrevistados mencionaram a relevância de determinados indicadores ou diferenças de medição devido às diferentes unidades usadas para quantificar esses indicadores. Também destacaram a falta de explicação de como são calculadas as medidas utilizadas nos relatórios de sustentabilidade. Além disso, os entrevistados explicaram que essas deficiências são obstáculos sérios e tornam os dados quantitativos ou qualitativos dos relatórios menos utilizáveis (DIOUF; BOIRAL, 2017). Portanto, uma facilidade nesses meios executada pela GQ melhoraria a eficácia das atividades dos entrevistados.
...