A Gestão da Qualidade
Por: Carlos Magno • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.651 Palavras (11 Páginas) • 321 Visualizações
1. O QUE É QUALIDADE?
R: Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), qualidade é um conjunto de características inerentes que satisfaz a requisitos.
2. POR QUE EXISTEM VÁRIOS CONCEITOS DE QUALIDADE?
R: Qualidade tem diversos conceitos, e essa diversidade de conceitos é explicada pelo fato de ser utilizados em situações distintas, o termo tem diversas utilizações, assim tem uma diversificação de conceitos.
3. NOS CENÁRIOS EXTERNOS, COMO OS MERCADOS OU SEGMENTOS SOCIAIS ESPECIFICOS ONDE A ORGANIZAÇÃO ATUA, O QUE DEVE SER CONSIDERADO NO CONCEITO DE QUALIDADE?
R: 1º Selecionar os conceitos da qualidade adequada, ao viés estratégico das organizações.
2º Definir o que mais se ajusta as politicas da organização e ao cenário externo atual, que inclui decisões importantes e difíceis.
3º Buscar determinar os métodos que transformam estes conceitos em ações efetivas multiplicadoras, sobretudo quando se consideram seus desdobramentos e seus efeitos multiplicadores.
4. COMO O CONCEITO DE QUALIDADE EVOLUIU COM O TEMPO?
R: O conceito comparado com diversos momentos da historia da produção industrial exemplificaram a evolução dos conceitos de qualidade. O conceito de qualidade é dividido de acordo com:
*Critérios Operacionais: Controle da variabilidade a custo razoável. Processo produtivo de acordo com normas bem definidas. Produto adequado ao custo.
*Processo Produtivo: Conformação do produto ao projeto ( especificações ou padrões). Aptidão do produto para o fim a que se destina. Atributos a função a ele designada.
*Uma Relação de Consumo: Percepção genérica do consumo ( ainda que não definida precisamente). Ajuste do produto a demanda. Percepção do consumidor em termos de uso e preço melhor forma de atender ao consumidor. A excelência a um preço aceitável. O usuário distingue a boa da má qualidade. Satisfação faz para atender o mercado e merecer o respeito da sociedade. Percepção do valor do produto pelo cliente.
5. QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS PRECURSORES DA QUALIDADE?
R: Edson Pacheco Paladini, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro Titular da Academia Brasileira da Qualidade. Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 1992), Mestrado em Engenharia de Sistemas (UFPb - Campina Grande - 1979), Especialização em Administração da Produção (UFPb, 1981) e Graduação em Matemática (UFSC, 1975). Atua nas áreas de Engenharia, Gestão e Avaliação da Qualidade. É autor de diversos livros sobre temas inseridos em suas áreas de atuação e de artigos técnicos publicados em periódicos qualificados no país e no exterior. Integrou o Comitê de Avaliação dos Programas de Pós-graduação da CAPES na área das Engenharias III. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da UFSC (2002-2006). Autor dos textos: Gestão Estratégica da Qualidade (duas edições); Gestão da Qualidade: Teoria e Prática (sete edições); Avaliação Estratégica da Qualidade (duas edições); Qualidade Total na Prática (duas edições), entre outros.
6. O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE?
R: A Gestão da Qualidade determina que características o mercado deseja e viabiliza-los, visando a adequação do produto ao uso, e ao invés de descobrir necessidades, cria-las.
7. O QUE É GERENCIAMENTO DA QUALIDADE?
R: O gerenciamento da qualidade implementa o sistema de gestão da qualidade por meio de políticas e procedimentos com atividades de melhoria contínua de processos.
8. QUAL É O SIGNIFICADO DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE?
R: É um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que funciona como uma engrenagem para atender à política da qualidade e os objetivos da empresa, tornando visível nos produtos e serviços e atendendo as expectativas dos clientes.
9. POR QUE O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ENVOLVE NORMAS, MÉTODOS E PROCEDIMENTOS?
R: Normas: incluem a política global da organização, suas diretrizes de funcionamento e as regras específicas, aplicáveis a todos os recursos da organização, Métodos: referem-se ao modo como são operados os recursos gerais da organização, para que sejam atingidos os objetivos propostos. Nos métodos são identificadas as grandes metas do sistema produtivo, tanto em termos de objetivos globais quanto setoriais; a política de funcionamento da empresa e sua forma usual de atuação, Procedimentos: operações para aplicar os métodos.
10. COMO PODE SER APRESENTADO O CONCEITO DE QUALIDADE DE UM PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ALIMENTOS?
R: No conceito da indústria de alimentos, para melhor entendimento do conceito de qualidade, pode se abordá-la sob duas ópticas, qualidade percebida e a intrínseca, qualidade percebida esta relacionada às características do produto que levam recompensa, dentre essas características, podem citar a crocancia, odor, cor, textura, aroma, enfim propriedades sensoriais em geral .Além dessas contribuem para a qualidade percebida ,a composição nutricional e características da embalagem .Já a qualidade intrínseca é tudo aquilo que o consumidor considera como obvio no produto ,como exemplos temos ,peso correto do produto, ausência de contaminantes ,não utilização de componentes proibidos pela legislação ,utilização de dosagens seguras ,enfim, a qualidade intrínseca esta relacionada a segurança e atendimento a legislação por parte do produto.
11. EXPLIQUE O SIGNIFICADO, EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA FRASE “SOBREVIVE QUEM SE ANTECIPA ÀS MUDANÇAS; QUEM CRIA ALTERNATIVAS PARA AS TRANSFORMAÇÕES; QUEM ENSEJA EVOLUÇÃO, PROGRESSO, AVANÇOS, MELHORIAS”, “QUEM CONSEGUE CRIAR NECESSIDADES”, QUE O CONSUMIDOR “PASSOU A DEPENDER DELE.”
R: O significado dessa frase em engenharia de produção diz respeito que no mercado de trabalho concorrido sobrevive quem se adapta as mudanças do mercado, tem que esta atento as novidades do mundo dos negócios, e tem que esteja em constante transformação e evoluindo junto com a tecnologia e as novas exigências que o mercado exige, pois o consumidor esta cada vez mais exigente.
12. EXPLIQUE POR QUE “QUALIDADE É ADEQUAÇÃO AO USO”, COM UM EXEMPLO.
R: No conceito de “adequação ao uso”, “há duas generalizações que podem ser feitas”: “A primeira diz respeito ao alcance do ajuste do produto e dos mecanismos para viabilizá-lo; a segunda refere-se à ampliação do raio de alcance da organização no meio externo à ela a adequação do produto ao uso, principal relação que define qualidade, só será possível se for atendido um conjunto de aspectos, o que não ocorrerá se alguns deles forem supervalorizados,considerados de forma inadequada ou, mesmo, desconsiderados.
...