A Gestão da Qualidade
Por: Caio Buratto • 26/4/2022 • Trabalho acadêmico • 642 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
2. Como definir os principais “motivos de rejeição” que julgar importante segundo o princípio de Pareto
R. Segundo o princípio de Pareto as maiores partes das perda estão atrelado aos principais problemas de qualidade, dessa forma se identificados esses problemas é possível elimina-los com pouco tempo e recurso, basicamente se pega um grande problema e o dividem em diversas partes priorizando os pontos mais importantes e estabelecimento de metas.
Para aplicação do princípio pode-se proceder da seguinte forma:
a) Identificar os principais pontos do processo a serem estudados.
b) Reunir todos os dados, pode-se utilizar um check list para auxiliar.
c) Ordenar os dados conforma as categorias, das mais importante as mais simples.
d) Juntar os dados de todas as categorias
e) Calcular a porcentagem de cada categoria
f) Elaboração do diagrama, utilizando a ordem decrescente da esquerda para direita (para horizontal), deve-se também adicionar a porcentagem cumulativa.
g) Traçar o gráfico e fazer a análise.
3. Os “motivos de defeito” escolhidos foram amassado, risco, bolha, arrancamento e dimensional, porque?. Avaliar se os motivos de rejeição escolhidos para determinação das causas, “amassado” e “risco” estão corretos? Caso afirmativo justificar.
R. Para a identificação dos problemas utilizou-se o princípio de Pareto onde tinham como objetivo identificar as principais causas, com isso foram identificados amassado, risco, bolha, arrancamento e dimensional, o que faz todo sentido uma vez que esse são itens importantes e devem ser levados em consideração já que se tratam de irregularidades no produto em si como deformações e erros em comparação ao projeto original, temos também dentro das causas problemas relacionado a fabricação.
Sobre os motivos de rejeição para “amassado” parece fazer sentido porque vai bem de encontro com a definição deste problema que pode ser causado por mau manuseio do material, problemas na bancada de resfriamento, corte inadequado e encestamento inadequado.
Como as causas de “amassado”, as escolhidas para “risco” também vão de encontro com a definição do problema onde as principais causas são o perfil estar encostado a saída do molde, grafite utilizado na separação do material, manuseio indevido do perfil, bancada de resfriamento irregular.
4. Quais seriam os próximos passos (etapas) na implantação da Melhoria Contínua?
R. Neste processo foi utilizado o método PDCA, para implementação da melhoria contínua deve-se analisar o contexto se os objetivos foram atingidos ou não, se sim deve-se proceder com a padronização do processo e em caso não deve-se iniciar novamente o ciclo PDCA.
5. Qual ferramenta da gestão da qualidade, seria recomendável no Plano de Ações, para referenciar as decisões de cada etapa no desenvolvimento do trabalho e, consequentemente, identificar as soluções para os problemas, explique o porquê da escolha
...