A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA OPERACIONAL EM PROBLEMAS
Por: Adilson Sena Junior • 10/5/2021 • Trabalho acadêmico • 704 Palavras (3 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
Universidade Federal do Paraná
CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL
curso de ENGENHARIA AGRÍCOLA
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA OPERACIONAL EM PROBLEMAS PRÁTICOS
_____________________________________________________________________
JANDAIA DO SUL, PR
MAIO/2021
Adilson de Oliveira Botelho Sena Júnior 20145592
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA OPERACIONAL EM PROBLEMAS PRÁTICOS
Trabalho apresentado ao Curso de Eng. Agrícola da UFPR – Universidade Federal do Paraná, para a disciplina de Técnologia da Descisão.
Profº Juliana Shirabayashi.
_____________________________________________________________________
Jandaia do Sul, PR
MAIO/2021
Resumo
A pesquisa operacional (PO) é uma ciência voltada para a solução de problemas reais, tendo como foco a tomada de decisões, aplicação de conceitos e métodos de várias áreas científicas, na concepção, planejamento ou operação de sistemas.
A PO é uma maneira de encontrar soluções para problemas complexos e otimizar resultados atraves de cálculos e fórmulas.
Palavras – chave: Pesquisa Operacional; Tomada de Descisões;
Introdução
A PO nasceu durante a segunda guerra mundial, quando os Aliados se viam com problemas táticos e de logística, de elevado grau de complexidade. Para resolver isso foram criados grupos de cientistas formados por matemáticos, físicos e engenheiros, buscando formas de resolver esses problemas.
Com o fim do conflito e com o sucesso das metodologias desenvolvidas, esses grupos de cientistas, transferiram a ideia criada para a guerra, para a resolução de problemas em empresas. Com a evolução da informática foi criando-se condições para resolução de problemas cada vez mais complexos com uma velocidade muito maior.
Principais problemas estudados
Existem duas maneiras distintas de aplicação da PO ao estudo das atividades empresariais. Primeiro, uma área específica bem definida, como, por exemplo, a da utilização de máquinas, pode ser selecionada, cautelosamente medida, descrita analiticamente e testada, a fim de introduzir melhorias na operação existente. Esta maneira de proceder é demorada, mas é extremamente útil para o conhecimento das operações da organização como um todo.
Uma segunda forma de aplicação parte do alto da organização, a fim de analisar como são realizadas as tomadas de decisão pela direção. Neste caso, é provável que não se possa medir com exatidão o impacto de cada uma das alterações do processo de decisão na estrutura da empresa. Por tanto, este processo torna-se geralmente difícil e frustrador para o analista; por outro lado, atinge diretamente o “x” da questão, ou seja, a própria operação de tomada de decisões.
...