A Manutenção Produtiva Total
Por: Jeferson Sousa • 21/6/2022 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
MEC 1201 - MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
Manutenção Produtiva Total ( TPM)
Natal
2021
Resumo
Neste resumo expandido será apresentado o conceito de Manutenção Produtiva Total ( TPM ) bem como seus pilares, suas funções, sua importância, sua aplicação e também será estudado mais a fundo a manutenção planejada ( preditiva e corretiva) assim como seus aspectos e divisões.
Palavras- chave
manutenção, preditiva, corretiva, TPM.
1 Introdução
Nos dias atuais, dificilmente uma indústria será bem sucedida se a manutenção dos equipamentos de produção e serviços não for realizada sobre um aspecto eficiente e gradual como forma de prever e não só corrigir danos e falhas nos equipamentos como era feito no passado.
Segundo Costa Junior (2008 apud Duarte, Pizzolato, Mendes), a manutenção traz algumas melhorias no processo industrial como: aumento da segurança (quando se obtém um estado satisfatório dos equipamentos em relação a sua conservação significa segurança para os operadores), melhoria da qualidade ( componentes ajustados corretamente equivalem a um ganho da velocidade de produção dos equipamentos), redução de custos (ocorrendo a diminuição de despesa com a manutenção corretiva ou troca de equipamentos antes do seu período completo de vida útil, gerando despesas que poderiam ser evitadas).
Dessa forma, o conceito de Manutenção Produtiva Total ( TPM ) busca que a manutenção ocorra de forma eficiente e satisfatória , sem falhas, desperdício de recursos, erros, entre outros.
2 Desenvolvimento
Para que a metodologia da TPM seja aplicada de forma eficaz e organizada, foram instituídos oito pilares básicos da Manutenção Produtiva Total: melhorias individuais; manutenção autônoma; manutenção planejada; educação e treinamento; controle inicial do equipamento; manutenção da qualidade; MPT na administração; segurança e meio ambiente. Como mostrado na figura 1.
Figura 1: pilares da TPM
[pic 2]
Fonte: site modular cursos online.
Alguns conceitos desse pilar como: a manutenção autônoma, de qualidade, melhoria específica, controle inicial e tpm administrativo de certa forma estão englobados na manutenção planejada que é composta essencialmente pela manutenção preditiva e corretiva que são as mais importantes no estudo da TPM.
2.1 Manutenção planejada ( preditiva e corretiva )
Manutenção preventiva é aquela que ocorre quando o equipamento não está em falha, ou seja, o equipamento ainda está em pleno funcionamento, essa manutenção tem como objetivo evitar que ocorra falhas “ surpresas” e estender a vida útil do equipamento gerando um ganho econômico para o usuário, pois geralmente as manutenções corretivas além de serem mais caras, ocasionam pausa na produção dos produtos.
Segundo Viana (2020) a manutenção preventiva pode ser classificada em dois grupos: Manutenção Sistemática ( quando os serviços efetuados em intervalos predeterminados ou de acordo com critérios prescritos, destinados a reduzir a probabilidade de falha) e Manutenção sob Condição (quando ocorre ações sucesivas advindas da observação das condições dos equipamentos relativos a parâmetros técnicos, os quais são acompanhados ao longo do funcionamento dos ativos).
Já a manutenção corretiva é realizada depois que ocorre a falha com objetivo de resolver o problema que já aconteceu, muitas vezes, como dito anteriormente, esse processo tende a gerar mais custos para empresa, sendo recomendado sempre utilizar a manutenção preventiva como forma de minimizar a utilização da manutenção corretiva.
...