TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Pública

Por:   •  25/9/2023  •  Seminário  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 2

Panorama da leptospirose na região Sul do Brasil no período de

2015 a 2019 - estudo das três capitais

 Fernanda Soares da Rosa

Rhaíssa Martini de Souza


                                                   INTRODUÇÃO

 Leptospirose: Conceito, sintomas e mecanismos de infecção 

A leptospirose é uma infecção bacteriana que atinge seres humanos e animais, decorrente de situações precárias de saneamento básico. A contaminação humana se dá principalmente pela exposição a áreas de riscos e condições econômicas desfavoráveis. 

Conforme o Ministério  da Saúde (2004), a leptospirose é uma doença que se manifesta de forma multissistêmica, autolimitada e benigna, entretanto, sua forma grave pode apresentar alto índice de mortalidade. 

Os principais sintomas da doença são: febre, cefaléia, dor muscular, náuseas e vômitos. A manifestação na fase tardia apresenta os seguintes sintomas: 

• Síndrome de Weil - tríade icterícia, insuficiência renal e hemorragias 

• Síndrome da hemorragia pulmonar - lesão pulmonar aguda e sangramento maciço 

• Manifestações hemorrágicas: pulmonar, pele, mucosas, órgãos e sistema nervoso central. 

Em alguns países não há controle da doença pois os casos não são notificados, no entanto, no Brasil a doença deve ser notificada imediatamente, conforme Portaria nº 264 de 17 de Fevereiro de 2020, à SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

 Saneamento básico, saúde pública e meio ambiente

A falta de saneamento básico é um problema bastante comum no Brasil, afetando principalmente as áreas carentes, onde acarreta na propagação de diversas doenças pela falta de tratamento de água e esgoto, a leptospirose está ligada diretamente à falta de saneamento. 

Além dos fatores socioeconômicos e de infra-estrutura estarem ligados à doença, as condições do ambiente/clima também são extremamente relevantes na distribuição da doença, sendo assim, as regiões onde o clima se apresenta tropical e subtropical a altas temperaturas são propensas ao contágio. 

Para o controle da leptospirose é necessário que o governo ofereça saneamento básico, água potável, tratamento de esgoto e gestão de resíduos sólidos à população. 

                                               OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL

Analisar através de levantamento de dados a incidência de leptospirose na região sul do Brasil no período de 4 anos, bem como, associar o aumento dos casos à fatores ambientais, climáticos e socioeconômicos. Para o levantamento, serão coletados dados das três capitais (Porto Alegre - RS, Florianópolis - SC e Curitiba - PR), os dados da incidência da doença serão coletados na plataforma do ministério da saúde e averiguarão as questões sanitárias e fatores climáticos de cada estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com