A TEOREMA DA SUPERPOSIÇÃO E TEOREMA DE THÉVENIN
Por: monalisatb.ltf • 26/2/2018 • Relatório de pesquisa • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 635 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA – CAMPUS JOÃO PESSOA
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: CIRCUITOS I
PROF.: SILVANA CUNHA COSTA
RELATÓRIO
Princípio DA SUPERPOSIÇÃO E
TEOREMA DE
THÉVENIN
THYAGO HENRIQUE CAVALCANTE DE SOUZA
João Pessoa – PB
Novembro/2017
DISCIPLINA: CIRCUITOS I
PROFESSORA: SILVANA LUCIENE DO NASCIMENTO CUNHA COSTA
ALUNO: THYAGO HENRIQUE CAVALCANTE DE SOUZA
MATRÍCULA: 20142610369
TEOREMA DA SUPERPOSIÇÃO E TEOREMA DE THÉVENIN
Relatório apresentado a professora Silvana Luciene do N. Cunha Costa, referente à experiência Teorema da Superposição e Teorema de Thévenin, da disciplina Circuitos I, do curso superior em Engenharia Elétrica do IFPB.
João Pessoa – PB.
Novembro/2017
- SUMÁRIO
1 Introdução 3
1.1 Teorema da Superposição 3
1.2 Teorema de Thévenin 4
2 Objetivos 4
3 Materiais e Métodos 5
3.1 Circuito 5
3.2 Aplicação do Princípio da Superposição 6
3.3 Aplicação do Teorema de Thévenin 7
4 Resultados 9
4.1 Princípio da Superposição 9
4.2 Teorema de Thévenin 10
5 Considerações finais 11
6 Referências 12
Introdução
Um circuito elétrico define-se por uma conexão de componentes elétricos. Essa conexão tem como objetivo transmitir energia de um ponto ao outro. O circuito elétrico, geralmente, é representado por um diagrama esquemático da figura 1. Cada circuito elétrico vai comporta-se diferente ao ser conectado com uma entrada. Ele pode ser avaliado de acordo com alguns parâmetros, que são: tensão, corrente, potência etc. Ao determinar esses parâmetros, estaremos verificando o comportamento desse circuito. Para avaliar o seu comportamento é necessário ter o conhecimento de algumas leis básicas que o regem (SADIKU, 2013).
Figura 1: Circuito elétrico básico
[pic 2]
Teorema da Superposição
O princípio da superposição ajuda a analisar um circuito linear com mais de uma fonte independente calculando, separadamente, a contribuição de cada fonte. (SADIKU, 2013).
Teorema de Thévenin
O teorema de Thévenin afirma que um circuito linear de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente formado por uma fonte de tensão VTh em série com um resistor RTh, onde VTh é a tensão de circuito aberto nos terminais e RTh, a resistência de entrada ou equivalente nos terminais quando as fontes independentes forem desativadas. (SADIKU, 2013).
Objetivos
Medir as correntes e tensões dos circuitos para provar a validade dos teoremas da Superposição e teorema de Thévenin.
Materiais e Métodos
A seguir estão dispostos os materiais utilizados para realizar esse experimento.
- 1 Protoboard;
- 1 Potenciômetro;
- 2 Fontes de tensão;
- 2 Resistores.
Circuito
Primeiramente, deve-se medir as resistências com o auxílio do Voltímetro Digital – na função Ohmímetro, para verificar se os valores medidos dos resistores conferem com os valores nominais de acordo com o código de cores.
Sabendo dos valores dos resistores, foi montado o circuito com o uso das fontes de VA =15V e VB =6V, de acordo com a figura 2.
Figura 2
[pic 3]
Aplicação do Princípio da Superposição
Com o circuito montado, foi medida as correntes nos três ramos do circuito. Após a medida da corrente nos ramos do circuito, retirou-se a fonte VB afim de verificar a contribuição individual da fonte VA, de acordo com a figura 3.
Figura 3
[pic 4]
Logo depois, retira-se a fonte VA e reconecta a fonte VB, para então verificar a sua contribuição, de acordo com a figura 4.
Figura 4
[pic 5]
Aplicação do Teorema de Thévenin
Para saber a corrente no resistor escolhido, é preciso primeiro encontrar a Resistência de Thévenin. Para isso, é preciso desligar as fontes do circuito, de forma que só haja ligação entre os resistores. Após a retirada das fontes, retira-se também o resistor no qual você quer achar a corrente, para assim encontrar a Resistência de Thévenin, como mostra na figura 5. Logo depois, encontrar a Tensão de Thévenin do circuito como mostra a figura 6, para montar um outro circuito, menor, com a Resistência de Thévenin, Tensão de Thévenin e o resistor escolhido para encontrar sua corrente, como mostra a figura 7.
...