A importância do ensino sobre negócios
Por: PriscilaPedrosa • 19/9/2015 • Resenha • 637 Palavras (3 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
Disciplina : Planejamento e Gestão da Qualidade
Professor : Fernando César Franco
Curso : Engenharia de Produção
Título do artigo: Bridging the Gap Between the Classroom and Real World
Autor do artigo: Sandford Liebesman
Aluno : Priscila Eduarda Pedrosa
Data : 11 de fevereiro de 2015
A importância do ensino sobre negócios
Scott Hiler é um professor em Paramus High School, em New Jersey. Hiler é graduado da Johnson & Wales University, onde recebeu o diploma de bacharel em Gestão de Negócios, recebeu também seu MBA em Marketing pela Fairleigh Dickinson University, em 2007. Hiler oferece três cursos de negócios e de gestão, com lições sobre a Lei Sarbanes-Oxley (SOX), gestão da qualidade (SGQ) e ISO 9000. Hiler não prepara os alunos só para a faculdade, ele prepara os alunos para o mundo real e visa um mundo com mais qualidade. Nesses cursos, ele fornece um amplo conhecimento para a área dos negócios e comércios.
A gestão de qualidade é um processo empresarial, bastante disseminada, que visa conciliar qualidade e permite planejar, implementar, verificar e atuar todas as etapas e processos de uma empresa ou organização. O organismo que dita as normas desse Sistema de Gestão é a ISO (International Organization for Standardization).
A ISO 9000 trata de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas. Essas normas podem ser aplicadas em diversos tipos de organizações e tem como meta aconselhar sobre a qualidade dos projetos, bem como o seu desenvolvimento, produção, instalação e manutenção.
Quando uma empresa atende às normas ISO ela apresenta uma certificação, e se torna mais bem preparada, e isso garante estabilidade, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais. Além disso, os usuários dos produtos ou serviços dessa empresa podem ter maior segurança e convicção ao consumirem ou utilizarem.
Uma estrutura ISO 9000 existente se presta a integração com o sistema financeiro de uma empresa, e o pessoal de qualidade pode fornecer a experiência para ajudar alcançar a conformidade SOX.
A lei de Sarbanes-Oxley (SOX) foi promulgada em julho de 2002 nos Estados Unidos. A lei foi uma resposta aos escândalos contábeis que envolveram grandes empresas e visa garantir a transparência na gestão financeira das organizações, credibilidade na contabilidade, auditoria e a segurança das informações para que sejam realmente confiáveis, evitando assim fraudes, fuga de investidores, etc. SOX diz-lhe o que fazer, mas não fornece orientações sobre como fazê-lo. Por isso, muitas empresas estão adotando (COSO) como um padrão de conformidade com SOX.
COSO - The Comitee of Sponsoring Organization (Comitê das Organizações Patrocinadoras) formada em 1985 e é uma entidade dedicada à melhoria dos relatórios financeiros através da ética, efetividade dos controles internos e governança corporativa. O objetivo é garantir, que sejam atingidos os objetivos da empresa, nas categorias de eficiência e efetividade operacional, confiança nos registros financeiros e conformidade.
O ensino de cursos como os que Scott Hiler ensina são de suma importância. Seria magnífico se desde o ensino médio todos os profissionais de educação começassem a lecionar sobre gestão e negócios para seus alunos, pois, é no ensino médio que os alunos começam a desenvolver habilidades e competências para a sua formação e elabora projetos de vida, e essas práticas de gestão não são só importantes na vida profissional, mas também, na vida pessoal.
...