ATPS: Aplicações das derivadas no estudo das funções
Seminário: ATPS: Aplicações das derivadas no estudo das funções. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelmaster • 21/5/2014 • Seminário • 239 Palavras (1 Páginas) • 314 Visualizações
Aplicações das derivadas no estudo das funções
Aplicações das derivadas nas áreas econômicas e administrativas
Alguns dos usos mais importantes das derivadas nas áreas econômicas e administravas é o significado econômico da marginalidade avaliando o custo marginal, custo médio marginal, receita marginal e lucro marginal. Outra aplicação das derivadas envolve o conceito de elasticidade associada ao preço e a demanda de um produto e sua relação com a receita, bem como a elasticidade associada a renda é a demanda.
Definindo a Elasticidade da demanda:
Se f é uma demanda diferençável definida por x= f(p), então a elasticidade de demanda para o preço P é dada por a elasticidade de demanda para o preço P é dada por classificação da elasticidade – Preço da demanda.
Se E (p) < 1, então a demanda é inelástica em relação ao preço.
Se E (p) > 1, então a demanda é elástica em relação ao preço.
Se E (p) = 1, então a demanda é unitária em relação ao preço.
Podemos descrever a maneira pelo qual a receita reage a variações no preço unitário usando a noção de elasticidade. Através de uma função que permite avaliar efeitos causados em uma determinada produção por meio das suas variações e as consequências que elas causam na demanda de certo produto ou serviço, tendo seus resultados impactados na administração.
Solucione a seguinte questão: A empresa “MAFRA SA” tem função de demanda dada por
q=100 – 4p e função custo C(q) = q³ - 30,25q² + 100q
...